INSÔÔNIA.com
Moedas de 1900 anos atrás são encontradas no deserto da Judéia
mar
25
2024
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 20:30

moedas antigas

Arqueólogos no deserto da Judéia encontraram quatro moedas antigas que remontam à revolta judaica liderada por Bar Kokhba contra o Império Romano, quase 1.900 anos atrás.

As moedas foram descobertas na Reserva Natural Mazuq Ha-he’teqim, na Cisjordânia, e datam do período entre 132 e 135 d.C, quando o povo judeu se levantou contra o Império Romano.

Embora a revolta tenha tido algum sucesso inicial, o contra-ataque dos romanos resultou num massacre em massa e na devastação da Judéia, como relatado pelo historiador romano Cássio Dio.

Uma das moedas encontradas possui uma inscrição em hebraico que menciona “Eleazar, o Sacerdote”, possivelmente referindo-se a Eleazar Hamod’ai, um rabino de Beitar, onde a revolta teve sua sede.

Outra inscrição na mesma moeda indica o “ano um da redenção de Israel”, confirmando que a moeda foi cunhada em 132 d.C., durante o primeiro ano da revolta.

As outras três moedas encontradas apresentam a inscrição “Simeon”, possivelmente em referência a Simeon bar Kokhba, o líder da revolta. moedas antigas

moedas antigas

Uma moeda com uma antiga inscrição em hebraico que diz “Eleazar, o Sacerdote”.

moedas antigas

O outro lado da moeda “Eleazar, o Sacerdote”, mostrando uvas cercadas pelo texto “ano um da redenção de Israel” em escrita hebraica antiga.

um sonho: fazer arqueologia
um sonho: fazer arqueologia


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário