INSÔÔNIA.com
National Geographic reconhece que a Terra possui 5 oceanos
jun
11
2021
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 2:05

O primeiro mapeamento dos oceanos foi realizado em 1920 pela geóloga e cartógrafa oceanografica, Marie Tharp. Ela mapeou os 4 oceanos que conhecemos: Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.

Cem anos depois, a National Geographic Society fez um novo mapeamento e reconheceu que o nosso planeta possui 5 oceanos. E então, numa conferência internacional que aconteceu no Dia Mundial dos Oceanos (8), esta semana, o Oceano Antártico, um corpo de água que circunda a Antártica, foi reconhecido como o quinto oceano da Terra.

Há muitos anos os cientistas sabem da existência dessa região distinta de água ao redor do Polo Sul, na Antártica. Mas, até o momento não havia acordo dentro da comunidade científica sobre os limites desse corpo de água.

Entretanto, agora já sabem e segundo a National Geographic, o Oceano Antártico já é reconhecido como o quinto oceano do planeta.

Oceano Antártico

Os membros da Administração Oceânica Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) já reconhecem essa faixa de água como o quinto oceano desde 1999.

“Quem conhece o Oceano Antártico, o corpo de água que circunda a Antártica, sabe que ele é diferente de qualquer outro. Qualquer pessoa que já esteve lá terá dificuldade em explicar o que há de tão hipnotizante sobre isso, mas todos concordarão que as geleiras são mais azuis, o ar mais frio, as montanhas mais intimidantes e as paisagens mais cativantes” – diz Seth Sykora-Bodie, cientista marinho da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e Explorador da National Geographic. 5 oceanos

5 oceanos

O oceano antártico é diferente dos outros oceanos. Enquanto os outros são definidos pelos continentes que os cercam, o Oceano Antártico é definido por uma corrente. 

Os cientistas estimam que essa corrente foi estabelecida há cerca de 34 milhões de anos, quando a Antártica se separou da América do Sul. Isso permitiu o fluxo desimpedido de água ao redor da parte inferior da Terra. 

A corrente flui de oeste para leste ao redor da Antártida, em uma ampla faixa flutuante aproximadamente centrada em torno de uma latitude de 60 graus ao sul – agora, a linha é definida como o limite norte do Oceano Antártico. 

Dentro desta faixa, as águas são mais frias e um pouco menos salgadas do que as águas oceânicas ao norte. Além disso, a corrente puxa as águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, ajudando a impulsionar um sistema de circulação global conhecido como correia transportadora, que transporta calor ao redor do planeta. 

A água fria e densa afunda no interior do oceano Antártico, e por fim, ajuda a armazenar carbono nas profundezas do oceano. De ambas as formas, o Oceano Antártico tem um impacto crucial no clima da Terra.

Vai cair no ENEM
Vai cair no ENEM


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário