INSÔÔNIA.com
Mais um motivo para você abandonar o hábito de fumar
mar
26
2024
Curiosidades / Por: Camila Naxara ás 23:27

Uma das desculpas mais comuns que fumantes dão para não abandonar o hábito de fumar é o ganho de peso. Entretanto, um estudo publicado pela revista  Addiction trouxe uma nova visão a respeito.

De acordo com a revista científica, tanto o ato de começar a fumar quanto a ação de fumar ao longo da vida, aumenta a gordura abdominal. Mas, o pior de tudo é que, a gordura acumulada é, em especial, a visceral.

Vale ressaltar que a gordura viceral está associado a maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes, acidente vascular cerebral e demência.

Embora os fumantes tendam a pesar menos do que muitos não fumantes, eles, os fumantes, possuem maior porcentagem de gordura viceral, em vez daquela gordurinha que fica abaixo da pele.

A gordura visceral é invisível; as pessoas podem ter uma barriga lisinha mas ainda assim estar ingerindo doses prejudiciais para a saúde, aumentando seu risco de doenças graves.

Sobre o estudo

A equipe contratou uma abordagem dividida em três partes para estudar a relação entre tabagismo e distribuição da gordura corporal e fatores genéticos.

Inicialmente, eles se basearam em estudos genéticos anteriores para identificar genes associados tanto ao tabagismo quanto à distribuição de gordura.

Posteriormente, utilizaram essa informação genética para investigar se pessoas com genes relacionados ao tabagismo apresentavam padrões diferentes de distribuição de gordura corporal.

Por fim, para garantir que as associações observadas fossem de fato atribuíveis ao tabagismo e não a outros fatores, eles controlaram variações externas, como o consumo de álcool e contexto socioeconômico dos sujeitos.

Por conseguinte, esta metodologia integrada permitiu uma compreensão mais profunda acerca das relações entre tabagismo, genética e distribuição de gordura corporal.

Os resultados da pesquisa destacaram a importância de reforçar o quão essencial é abandonar o hábito de fumar para a melhora da saúde pública.

A redução do tabagismo não só pode ajudar a reduzir a gordura viceral, mas também diminuir o risco de várias doenças relacionadas, impactando certamente na saúde da população em geral.

“Vou pitar só mais um, juro!”

Se liga hein
Se liga hein


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário