INSÔÔNIA.com
Indonésia: Quando um bebê morre na tribo Toraja, ele é enterrado numa árvore
jan
14
2022
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 1:23

Um sonho: Conhecer a Indonésia! Lugar incrível, cheio de ilhas vulcânicas, praias paradisíacas, selva, dragões de Komodo e que abriga centenas de grupos étnicos. tribo Toraja.

Um dos destinos turísticos, que com certeza eu não deixaria de visitar, são as colinas verdejantes da ilha de Sulawesi. A região montanhosa atrai muitos turistas pela sua paisagem e presença de aldeias de povos multiculturais.

ilha de Sulawesi - Indonésia

Na ilha se encontra a tribo Toraja, uma tribo que ainda homenageia o velho estilo de vida austronésio, semelhante à cultura Nias. Os austronésios foram os grandes navegantes da pré-história. 

A tribo é conhecida mundialmente pela forma alegre e diferente com que trata a morte.

A maioria dos membros de Toraja é cristã, convertidos durante a colonização holandesa, mas os traços de suas velhas crenças e costumes se mantêm fortes, principalmente nos momentos fúnebres.

tribo Toraja

Os Torajans não têm a cultura de encarar a morte como algo trágico, e sim, como um momento de festividade e alegria. É o dia mais esperado por todos.

Os funerais são mais parecidos com festas de despedida e celebrações, com direito a churrasco de búfalo e porco para toda a comunidade.

A principal preocupação de um membro da tribo, é juntar dinheiro a vida toda para garantir que sua família consiga realizar o funeral dos sonhos.

Baby Trees

Quando um bebê que ainda não nasceu os dentes morre em Toraja, ele é enterrado dentro de uma árvore próxima de sua casa.

Faz-se um buraco grande o suficiente e coloca o bebê envolto em tecido, dentro da árvore. Logo depois, o buraco é selado com troncos de bambu.

Os cadáveres dos bebês serão absorvidos pela própria árvore. Para os Torajans, isso é uma honra enorme e uma forma de transformar a morte, de um ser puro, em vida.

Toraja - Baby Trees

É muito comum se deparar com árvores com várias crianças enterradas, enquanto se caminha pela ilha. Também é costume deixar oferendas no local. Dizem trazer prosperidade!

Como é o funeral de adultos na tribo Toraja

Um fato curioso do funeral de adultos, é que o cadáver não é enterrado imediatamente, caso o falecido não tenha conseguido juntar a grana para a festa de funeral, que obrigatoriamente deve reunir centenas de convidados.

Quando isso acontece, o morto continua “convivendo” com a família por anos, até que consigam juntar o dinheiro.

Durante esse tempo, os parentes têm que cuidar do cadáver todos os dias, passar solução de água e formaldeído, trocar sua roupa, oferecer comida, cigarro e tudo aquilo que o falecido gostava.

O povo acredita que a preservação do corpo e o cuidado traz sorte à família e paz interior.

tribo Toraja

É com base nesta crença que os habitantes de Toraja tentam garantir que todos os que morrem permanecem no melhor estado possível, até mesmo depois de sepultados.

Os familiares realizam festividades para os turistas, junto com os cadáveres, para arrecadar dinheiro e transmitir sorte. Dica para os turistas: Todos são bem-vindos, contanto que não se vistam de preto ou vermelho.

tribo Toraja

Achou bizarro?
Para alguns sociólogos, o ritual é uma forma de manter a “interação social entre os vivos e os mortos”, solidariedade entre os povos e o motivo dos Torajans ainda existirem.

tribo Toraja

E quando a família finalmente consegue o dinheiro do funeral, o cadáver não é enterrado debaixo da terra. Em vez disso, é colocado em túmulos escavados nos penhascos ou em caixões de madeira pendurados nas montanhas.

Esses locais abrigam vários corpos da mesma família. Amigos levam presentes (dinheiro e cigarro) para os mortos com frequência. E a cada 2 anos, o cadáver é retirado para festar com a família!

tribo Toraja
eu tô chocada; passada!
eu tô chocada; passada!


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário