INSÔÔNIA.com
Artista retrata como seriam alguns monumentos antigos, se eles existissem hoje
dez
29
2021
Curiosidades / Por: Camila Naxara ás 22:53

Ao longo da trajetória humana, várias civilizações deixaram sua marca no mundo através de monumentos grandiosos. Entretanto, nem todas essas obras sobreviveram à passagem do tempo e às mãos humanas. Muitas podem ser visitadas somente nos livros de história.monumentos antigos

Pensando nisto o artista plástico, Evgeny Kazantsev, fez um trabalho incrível recriando algumas das Maravilhas do Mundo Antigo que existem mais.

Em suas ilustrações, o artista imaginou como seriam esses monumentos nos tempos de hoje. Confira:

1. Jardins suspenso da Babilônia

Construído na Babilônia a mando do Rei Nabucodonosor, no século VI a.C, o Jardim Suspenso da Babilônia é uma das principais obras arquitetônicas feitas a mando do monarca durante seu reinado na Mesopotâmia.

Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o monumento era composto por cerca de seis andares e dava a ideia de os jardins estarem suspensos — como o próprio nome sugere.

Jardins suspenso da Babilônia

2. Observatório de Constantinopla de Taqi ad-Din

Construído em 1577 e destruído apenas três anos mais tarde, o Observatório de Constantinopla (hoje Istambul) fundado por Taqi ad-Din, foi um dos maiores observatórios astronômicos do mundo medieval.

Alguns meses após a construção, um cometa com uma cauda enorme foi visto e o sultão quis saber mais a respeito com o fundador do observatório. Taqi ad-Din previu tempos de bem estar e esplendor, além de uma conquista da Pérsia. monumentos antigos

Infelizmente, deu ruim. Ao invés de bem estar e esplendor, o que caiu sobre Constantinopla foi uma praga devastadora que ceifou várias vidas, inclusive de membros importantes do império.

Naquela época, a astronomia era uma ciência muito respeitada, entretanto a astrologia era vista como adivinhação, e portanto, contra a sharia — sistema júridico do Islam.

Logo, o observatório não sobreviveu para promover o desenvolvimento da astronomia no mundo muçulmano. Para evitar seu uso posterior na esfera astrológica o observatório foi destruído.

monumentos antigos

3. Estátua de Zeus em Olímpia

A Estátua de Zeus em Olímpia é a quinta Maravilha do Mundo Antigo, construindo no século V a.C., em homenagem ao rei dos deuses gregos: Zeus.

Presume-se que a estátua tenha sido construída em oito anos e mede entre 12 e 15 metros — algo equivalente a um prédio de cinco andares.

O célebre escultor da Grécia Antiga, Fídias, foi quem esculpiu Zeus sentado em seu trono. Após 800 anos, o monumento foi levado para Constantinopla, onde acredita-se que foi destruído por um terremoto.

Estátua de Zeus em Olímpia

4. Colosso de Rhodes

O Colosso de Rhodes foi a representação do Titã Hélios, deus do sol na mitologia grega. Carés de Lindos, o escultor, demorou mais de dez anos para concluir o monumento, finalizando-o em 280 a.C.

A estátua possuía 30m de altura e cerca de 70 toneladas. Ela servia de porta de entrada na ilha de Rodes.

De acordo com historiadores, as longas pernas do Colosso de Rodes faziam a ligação das margens do canal e o farol em uma das suas mãos servia para guiar as embarcações noturnas.

Colosso de Rhodes

5. Acrópole de Atenas

A Acrópole de Atenas foi um complexo arquitetônico que, por mil anos, serviu como fortificação militar, centro político e santuário religioso em Atenas.

O monumento possuia estilos arquitetônicos tipicamente gregos (o dórico e o jônico), além de influências das artes egípcia, persa e fenícia.

O nome “acrópole” faz referência a parte alta de cidades da Antiguidade. A de Atenas, no caso, se situa 156 m acima do nível da capital e o acesso se dava pela rampa Propyla.

monumentos antigos

6. Torre de Babel

A Torre de Babel é um dos contos mais instigantes da história do mundo, supostamente construída por homens que desejavam encontrar os deuses.

Entretanto, para os deuses, a tentativa foi vista como soberba por parte dos homens e a torre foi, então, derrubada por um grande vendaval.

Além disso, os deuses fizeram com que cada homem falasse uma lingua diferente, para que não conseguissem se comunicar. No entanto, a história vai além do mito!

Historiadores acreditam que a Torre de Babel pode ser a Torre do Templo de Marduk, que, em hebraico é Babel e significa “Porta de Deus”.

Fora que no sul da Mesopotâmia foram (realmente) encontrados restos de torres que fazem alusão a Torre de Babel.

Torre de babel

7. Templo de Ártemis

Segundo a história, centenas de mulheres virgens participaram da construção do templo. Tais mulheres acreditavam na superioridade feminina; praticavam artes mágicas e abstinência sexual.

O templo possuia 127 colunas de mármore com 20 metros de altura em estilo jônico e filas duplas decoradas com obras de arte. Além disso, o templo possuia 138 metros de comprimento por 71 de largura.

O elemento de destaque do templo ficava em seu interior: uma escultura da deusa Ártemis, produzida em ébano, prata, ouro e pedra preta; cercada por esculturas em bronze de Praxíteles.

monumentos antigos

8. Templo de Petra

O local foi esculpido em arenito há 2 mil anos. Com as ruínas descobertas em 1812 e em 1985, Petra tornou-se Patrimônio Histórico pela Unesco.

Após um terremoto, quase metade da cidade ficou destruída e um segundo terremoto, bem mais forte, destruiu quase tudo o que havia sobrado.

Se você viajar para a Jordânia, separe 75 euros para visitar Petra e me mande fotos, please!

Templo de Petra

9. Mausoléu de Halicarnasso

Uma gigantesca construção, construída para abrigar o túmulo do rei Mausolo, na Turquia. A obra demorou 10 anos para ficar pronta e aproximadamente 30 mil homens foram necessários.

A construção de formato retangular, de 1200m² e sustentada por 36 colunas, erguia uma pirâmide de 24 degraus acima da base. A base era de mármore e bronze, com revestimento de ouro.

A tumba que abrigava o corpo do falecido Rei, localizava-se no alto, com visão privilegiada da cidade. No entanto, o grande Mausoléu não exite mais.

O Mausoléu foi destruído por um terremoto e as pedras que sobraram foram usadas nas construções locais pelos habitantes.

Mausoléu de Halicarnasso

10. A Grande Esfinge de Gizé, em sua forma original

A Esfinge de Gizé é um monumento gigante, erguido na época do Egito Antigo. Localizada próximo as Pirâmides do Egito, nos arredores do Cairo.

Pesquisadores acreditam que sua contrução tenha ocorrido por volta de 2500 a.C, no reinado do Faraó Quéfren. De acordo com a história, o rosto esculpido na esfinge pertenece ao Faraó Quéfren, entretanto, para os egípcios, ela representa o Deus Sol “Atum Rá”.

A Esfinge foi totalmente descoberta no ano de 1925, após escavações. Além disso, o monumento já foi restaurados diversas vezes ao longo dos anos e é um dos lugares mais visitados do mundo. monumentos antigos

Esfinge de Gizé
amo história e arte e vcs?
amo história e arte e vcs?


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário