INSÔÔNIA.com
Brazilian Horror Story: Castelinho da Rua Apa
mar
23
2023
Curiosidades / Por: Camila Naxara ás 1:02

Vamos voltar no tempo… mais precisamente em 1912, no futuro Castelinho da Rua Apa, em São Paulo, capital. Nesse período, São Paulo ainda não era uma cidade enorme, mas, uma espécie de amontoado de pequenas cidades construídas.

Havia uma certa disputa entre a nata da sociedade; entre quem tinha mais poder e riqueza, e, a melhor maneira para demonstrar grande status social era através de casas com enormes e imponentes fachadas.

E, é neste cenário que um médico de renome, chamado Virgílio César dos Reis, apaixonado por sua esposa Maria Cândida, decide dar-lhe de presente um castelo medieval, estilo francês. Confira:

Castelinho da Rua Apa

Dr. Vrigílio importou um arquiteto e artesãos franceses para que o castelo ficasse impecável. A obra teve início em 1912 e foi finalizada em 1917.

Para se ter uma ideia da arquitetura do local, a sala de jantar possuia um teto de vidro que amplificava a luz da lua exatamente no horário da janta do casal, iluminando todo o cômodo.

Castelinho da Rua Apa

Ali, viveram felizes e tiveram dois filhos: Armando e Álvaro. Entretanto, em 1937 o médico faleceu; deixando a esposa e os filhos.

Com a morte do Dr. Virgílio, a família não ficou apenas com o Castelinho da rua Apa, mas também com muito dinheiro, terrenos, casas e o Cinema Broadway, que gerava bastante lucro.

O Crime

No Castelinho, os únicos moradores eram dona Maria Cândida, filhos e seus empregados. Os filhos, Armando, de 45 anos e Álvaro, de 43; eram advogados e também usavam parte da casa como escritório.

Os irmãos viviam se desentendeno antes da morte do pai e depois só piorou, principalmente após uma viagem de Álvaro a Europa.

O irmão mais velho voltou da Europa com um plano ousadamente arriscado, do qual Armando não gostou. O plano era construir um ringue de patinação no lugar do Cinema Broadway e demandaria muito dinheiro. Na real, tanto a mãe quanto o irmão mais novo foram totalmente contra o projeto.

Quando Álvaro entendeu que sem a aprovação de seu irmão e sua mãe o projeto não rolaria, teve de voltar atrás no empreendimento e verificar as promissórias para avisar os sócios do cancelamento.

castelinho da rua apa

A esquerda e no centro: os irmãos Alvaro e Armando. A direita: Maria Cândida, a mãe.

Entretanto, as promissórias haviam sido fraudadas, estavam com um valor superestimado. Álvaro se viu numa situação financeira péssima e conversou com o irmão que, obviamente, o repreendeu.

Passado alguns dias, Álvaro recebe uma ligação — alguns dizem que do irmão Armando, outros dizem que de uma terceira pessoa — dizendo que precisavam dele no castelinho. 

O irmão mais velho chegou ao local e passado algum tempo, houveram tiros. Muitos tiros.

Na manhã seguinte, mãe e filhos foram encontrados mortos dentro do Castelinho da Rua Apa pela empregada que chamou a polícia.

Motivação

Ninguém sabe exatamente o porquê, mas a investigação policial sugeriu que Álvaro matou a mãe, o irmão e suicidou-se por motivos financeiros.

Porém, Álvaro foi encontrado com dois tiros no peito e… quem se mata com dois tiros no peito?

Os tiros saíram de uma arma que estava no nome do Álvaro, mas a tal arma estava do lado direito de seu corpo e ele era canhoto. Álem disso, Dona Candida levou um tiro pelas costas de uma arma nunca encontrada.

Por causa das incongruências, a mídia cogitou que uma terceira pessoa fosse a real assassina, mas logo a polícia abafou o caso e deu por encerrada as investigações. Logo, Álvaro ficou como o assassino.

E, por causa de uma lei em vigência na época, nenhum parente pôde ficar com a herança. Justamente porque o assassinato partiu de alguém da família (no caso, o Álvaro) .

A União ficou com absolutamente tudo.

Assombrações do Castelinho da Rua Apa

Anos depois o Castelinho da Rua Apa tornou-se hospedaria, foi cenário da gravação de um filme do Zé do Caixão e uma espécie de abrigo para pessoas em situação de rua que invadiram o local abandonado.

A questão é que todos que por ali passaram, mesmo sem saber da tragédia ocorrida, relataram ouvir gritos e passos. Vultos também foram vistos no local.

castelinho da rua apa

Há também relatos de pessoas que ao caminhar na rua do castelinho, avistaram uma mulher nas janelas — que poderia ser uma moradora de rua? Talvez.

Várias emissoras fizeram reportagens e gravaram o Castelinho da Rua Apa por dentro, para contar sobre a história trágica e sobre as aparições fantasmagóricas. Mas, dentre todos, o programa mais famoso a filmar foi o Ghost Hunters, programa transmitido no SyFy Channel.

O Castelinho hoje em dia

Reformado em 2016 pelo Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos (FID), o Castelinho tornou-se uma Instituição Filantrópica chamada Clube de Mães do Brasil.

castelinho da rua apa

Hoje, a população em situação de rua é atendida pela instituição, que garante acolhimento e atendimento com profissionais do serviço social; além de alimentação, banho e muitas outras coisas.

O trabalho do Clube de Mães do Brasil é lindo, trouxe vida ao castelinho e desde então nunca mais houveram relatos assombrios.

castelinho da rua apa

Eles vendem mochilas, pochetes e bolsas feitas com tecido reciclado que são perfeitas. Para quem quiser conhecer, o site do castelinho é: www.clubedemaes.org.br

Acho que dá pra visitar sem medo
Acho que dá pra visitar sem medo


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário