INSÔÔNIA.com
Arroz híbrido: um arroz, literalmente, “carnudo”
fev
16
2024
Curiosidades / Por: Camila Naxara ás 15:02

Após o desenvolvimento de alternativas como frango e carne cultivada, surge agora uma inovação ainda mais recente: o arroz “carnudo”!

O método incorpora músculos e células de gordura animal nos grãos de arroz. Além de ser um alimento híbrido saboroso, este arroz é nutritivo, afinal, tem o potencial de oferecer uma fonte proteica mais acessível e com um menor impacto ambiental.

Em outras palavras, o arroz já é naturalmente rico, nutricionalmentente falando, mas, com células animais , seu valor nutricional é ainda melhor.

Para cultivar carne em células, cientistas adotaram uma abordagem inovadora, usando o arroz como plataforma. Os grãos de arroz possuem uma estrutura sólida e porosa para abrigar as células animais, enquanto certas moléculas presentes no arroz proporcionam nutrição e apoiam o crescimento celular.

Cultivando o arroz híbrido

O processo envolve revestir o arroz com gelatina de peixe (ingrediente seguro e comestível que facilita a aderência das células). Em seguida, células-tronco musculares e de gordura bovina são semeadas nos grãos de arroz e deixadas para crescer em condições ideais. Como resultado, obtiveram um arroz híbrido cultivado em laboratório, seguro para consumo e com baixo risco de alergenicidade.

Comparado à pecuária convencional, o arroz híbrido apresenta uma pegada de carbono significativamente menor e um custo consideravelmente mais baixo.

Admais, estima-se que, para cada 100 g de proteína produzida, o arroz híbrido emita menos de 6,27 kg de CO2, enquanto a carne bovina libera assombrosos 49,89 kg. Além disso, o preço projetado para o arroz híbrido é cerca de US$ 2,23 por quilo, em comparação com US$ 14,88 para carne bovina.

A equipe está confiante na viabilidade comercial deste produto, dada sua segurança alimentar e processo de produção relativamente simples. No entanto, antes de chegar ao mercado, planeja aprimorar as condições para o cultivo das células nos grãos de arroz, visando melhorar ainda mais seu valor nutricional.

As análises realizadas no arroz híbrido revelaram um aumento de 8% na proteína e 7% na gordura em comparação com o arroz convencional. Além disso, sua textura e odor também diferem, com variantes relacionadas ao teor de músculo exibindo compostos semelhantes à carne bovina, enquanto aqueles com mais gordura têm notas de creme e óleo de coco.

Esse é o famoso RosBife?
Esse é o famoso RosBife?


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário