INSÔÔNIA.com
A origem do dia dos Namorados
jun
12
2015
Curiosidades / Por: Rafael Ladwig ás 2:14

Hoje, 12 de junho é comemorado o dia dos namorados aqui no Brasil. Para os românticos e apaixonados de plantão, é uma data para as juras de amor e troca de presentes. Para comerciantes e varejistas, é uma data valiosíssima para livrar o estoque e ver os casais limparem as prateleiras, literalmente. Mas afinal, você conhece a história da data dos namorados?

Cartao-Dia-Namorados

Cartão de namorados criado no início do século XX, por Richard Felton Outcault. Tradução: Eu quero namorar você – Isto não parece segredo nenhum.

O Dia dos Namorados também é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day na língua inglesa, como provavelmente você já sabe. Originalmente, nesta data era realizada uma celebração litúrgica com jejum, todo mundo passava o dia sem comer, isso em homenagem ao São Valentim, um sacerdote que desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II.

A data só passou a ser associada ao amor na Alta Idade Média, porém, a troca de presentes acontecia entre amantes, que expressavam o seu “amor proibido” através de flores, doces e cartões.

Até que um dia o imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistariam com maior facilidade.

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.

Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270. Esta data foi oficializada em vários países como o Dia dos Namorados.

O dia 14 de fevereiro também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Nestas festas, sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. Na Idade Média, 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.

No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados ocorre no dia 12 de junho e é atribuída ao publicitário João Dória. Em 1949, uma loja de departamentos paulista procurou Dória para aquecer as vendas no mês de junho, então um dos meses menos lucrativos para o comércio.

João Dória, então, sugeriu criar o Dia dos Namorados, inspirado na data que já era comemorada nos Estados Unidos e na Europa. O publicitário justificou a escolha do dia 12 de junho por anteceder o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Assim, em 12 de junho de 1949, aconteceu o primeiro Dia dos Namorados do Brasil.

Feliz dia do Comerciante
Feliz dia do Comerciante
anuncie

Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário