Procurando emprego? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Procurando emprego?
out
14
2010
Textos / Por: Coruja ás 10:00

Opa, e aí, povo?

Quem aí está desempregado levante a mão. Pera, tem um ali, outra ali, mais um ali…

É, gente. Diferente do que o Governo Federal vem falando o tempo todo na TV e nas propagandas políticas, arrumar um emprego – leia-se um BOM emprego – continua tão ou mais difícil do que antes. Se você procura o primeiro emprego, a empresa pede experiência. Se está no começo da faculdade e procura estágio, pedem tantos cursos que você se pergunta se eles querem um estagiário ou um PhD.

Com tudo isso, fazer uma entrevista de emprego pode virar quase um campo de guerra. Um bando de desesperados suplicando por um emprego, diante de um selecionador tirano que está a todo tempo buscando suas falhas. Tá, sem tantos dramas, mas a parte do selecionador é verdade! Então, como evitar essas falhas?

Trabalhei um tempo com seleção de pessoal, e vi CADA COISA se apresentar em entrevista de emprego que acho que seria bom dar umas dicas aqui do que fazer e não fazer numa entrevista. Lá vai:

Currículo:

  1. Ao selecionador não interessa, num primeiro momento, seu RG, CPF, Título de eleitor. Como informações básicas use nome completo, endereço, estado civil, telefone (um em que o selecionador possa ligar e te encontrar, supõe-se) e email. Quanto ao email, vai uma dica: se seu email é o tipo [email protected], ou [email protected] coisa, [email protected], ou ainda, como eu vi uma vez, o [email protected] faça outro; a empresa procura alguém qualificado e não necessariamente um “comedor de ninfetas”. Em casos específicos, é bom citar se é ou não fumante.
  2. A foto no currículo não é obrigatória, mas se colocar, escolha uma simples, sem boné ou bijouterias (não, nem um brinco). Mais uma dica: NAO SORRIA PARA FOTOS 3X4. Acredite: vc vira motivo de risadas qdo sorri para foto 3X4.
  3. Nunca minta num currículo. O selecionador quase sempre é um psicólogo que VAI DESCOBRIR se vc mentiu ou não no seu currículo.
  4. A não ser que seus cursos tenham sido numa escola famosa, não é necessário citar o nome da escola. Diga apenas que tem inglês intermediário, ou conhecimento em edição de imagens, por exemplo.
  5. Erros de português num currículo são um eliminador automático. Currículo amassado também! Lembre disso!
  6. Se não tem experiência com registro em carteira, cite as experiências curtas que tiver. Ex: trabalho no escritório do pai, cobriu férias no mercado do tio, etc. Isso conta.

Espero que possa ter ajudado!

Abraço! Mais dúvidas podem perguntar aqui, ó: @wesleytalaveira

Atentai: Galera, começou as quartas de finais para o prêmio “O blog mais desejado do Brasil”. Corujas uni-vos! Votem no insoonia: www.premiobmd.com.br

Coruja
currículo, EMPREGO FIXO, entrevista de emprego, Foto, Mestre dos Currículos, Weslley Talaveira
Coruja
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016