Os grandes nomes da “Neue Deutsche Härte” #DeutscheMusik | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Os grandes nomes da “Neue Deutsche Härte” #DeutscheMusik
out
11
2011
Leitura da Noite, Textos / Por: Coruja ás 10:26

Opa, e aí corujas, como vão?

Que bom que a série #DeutscheMusik foi bem recebida por aqui! Bastante gente comentando, divulgando e inclusive dando sugestões. E ótimas sugestões. Quero só esclarecer que a série não vai falar apenas de rock alemão, mas de música alemã em geral, OK? Isso inclui cantores de pop e até de MPB (sim, tem MPB na Alemanha!). Aliás, valeu também o pessoal que me avisou que, com substantivos femininos (musik é substantivo feminino) o correto é deutsche, e não deutsch, como eu usei na semana passada. Nesse caso então o nome da série é Deutsche Musik. Sorry!

E curioso que a maioria das sugestões que eu recebi faz parte de um mesmo estilo musical criado pelos próprios alemães, a Neue Deutsche Härte (nova força alemã), nome dado pela imprensa alemã ao estilo do álbum Sperm, da banda Oomph! em 1994 e que se afirmou como estilo musical em 1995, com o álbum Herzeleid, do Rammstein. O estilo da NDH de fazer música é hoje sucesso no mundo inteiro, e foi a principal porta de entrada para a música alemã em outros países, principalmente nos EUA resistentes a tudo que não é feito lá.

A Neue Deutsche Härte é uma mistura do Hard Rock e do Heavy Metal, além de outros estilos, com letras quase sempre em alemão.  As músicas tem a configuração básica de instrumentos de metal: guitarra distorcida, baixo, bateria e vocais, com teclado, sintetizadores e samplers. As bandas tem geralmente um vocal masculino, com voz gutural – voz grave e  rouca que canta dando destaque às sílabas e algumas vezes canta gritando, o que dá às músicas um tom agressivo, violento. Algumas das bandas do NDH já foram inclusive associadas ao satanismo ou à ditaduras, além do forte conteúdo sexual de algumas músicas. Mas outras, mesmo com o tom pesado, tem letras românticas.

Rammstein e Oomph! são os dois nomes proncipais da NDH, mas outras grandes bandas fazem parte desse movimento.  Veja algumas:

Pra quem curte esse estilo de música mais “sombrio”, agressivo, vale a pena conhecer a fundo o Neue Deutsche Härte.
  • Pra quem está acompanhando a série, ajudem a divulgar no Twitter, com a hashtag #DeutscheMusik;

 

 Conheça outras bandas e cantores alemãs na série Deutsche Musik aqui.

 

Coruja
Deutsche Musik, música alemã, Weslley Talaveira
Coruja
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016