Em busca da Euthymia | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Em busca da Euthymia
mar
01
2009
Espaço Gi*, Textos / Por: Gislaine Lima ás 5:22

2615047

Por questões de curiosidade e de saber o significado das palavras num sentido mais amplo, ultimamente tenho feito um acúmulo de termos não muito usuais que de alguma forma associaram-se ao meu dia-a-dia, principalmente em assuntos que provocam certa inquietação num certo período de tempo. A desse momento é a euthymia, palavra grega que expressa a harmonia da alma.

Também deve servir para a maioria das pessoas, que assim como eu, sobrecarregam-se com coisas ou afazeres muitas vezes desnecessários. Escrevo numa agenda diariamente sobre algo relacionado ao meu dia, é… alguns chamam de diário, mas não gosto desse termo. Diria que são apenas anotações, pois não pretendo narrar o dia, apenas descrever alguns aspectos intrigantes do momento… E entre essas e outras percebi numa grande escala a quantidade de inutilidades que suplantam sobre as ações imperiosas. É claro, contando com pensamentos desnecessários também. Gostaria de pensar menos em assuntos que não me é essencial. Sim, uma equação de matemática mal resolvida me tira o sono… Casos banais como esse só trás inevitavelmente a angústia (e insônia por sinal).

Mas não vivo disso e nem gosto de baixo astral, porém querendo ou não aquilo fica na minha cabeça. Como conter? Será que não tenho controle da minha própria mente? É hiperatividade? Sabe, isso lembra aquelas formigas que parecem não ter nada para fazer, ou melhor, têm mas não fazem (e eu observo, talvez por me identificar com elas) e ficam subindo e descendo das árvores por nada.

Sinto-me como uma formiga quase sempre, subindo e descendo da árvore sem razão, e só trás ansiedade, aflição, fadiga física e mental. Talvez seja para fugir de mim mesma e o resultado é inquietação. Quero alcançar a euthymia da qual falavam os sábios gregos… E espero seguir o conselho relevante de uma frase de Albert Einstein:

“A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”

Quem sabe assim eu encontre a paz interior, deixe de me sentir uma formiga e consiga de uma vez por todas dormir mais cedo.

untitled

Gislaine Lima
Euthymia, harmonia, tranquilidade, tranquilidade da alma
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016