Como converter discos de vinil para MP3 | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Como converter discos de vinil para MP3
maio
17
2009
Dicas / Por: Gislaine Lima ás 11:53

7c53e_1

Você, por algum motivo, precisa transferir as músicas de antigas fitas cassetes ou discos de vinil para seu iPod ou computador (Quem sabe para dar de presente para seu pai, por exemplo)?

Bem, há uma maneira fácil de converter todos os seus preciosos LPs para MP3 utilizando o software gratuito Audacity!

Esta dica serve para Windows, Linux ou Mac.

Equipamento

1. Computador com uma placa de som. Verifique se sua placa de som tem um conector LINE IN (geralmente é azul), e assegure-se que tem os drivers mais recentes para sua placa de som.

aud-11

2. Toca-discos ou Micro System com toca-fitas. Esta é a sua fonte de áudio. Seja o que for usar, deve ter uma fonte de áudio RCA LINE OUT (preferencial) ou, pelo menos, uma saída estéreo para fones de ouvido.

Limpe a cabeça de áudio do toca-fitas com um pano limpo umedecido em álcool. Além disso, avançe e retroceda a fita para remover a umidade residual e assegurar uma boa reprodução. Se estiver usando discos, limpe-os para reduzir os ruídos.

3. Cabo de áudio. Utilize um cabo com conectores banhados a ouro para obter melhores resultados.

Software

1. Faça o download e instale o Audacity 1.3 (Beta). Usamos versão Beta mais recente, pois ela remove melhor os ruídos.

2. Faça o download e instale o Lame Encoder. Ele é necessário para exportar para o formato MP3.

Passos

1. Ligue o seu equipamento

Conecte o cabo no aparelho de som e em seu computador.

2. Configuração do Audacity

Inicie o Audacity, escolha Editar >> Preferências. Defina tanto a reprodução e gravação especificamente para a placa de som em que o cabo está conectado. NÃO utilize o Mapeador de Som da Microsoft.

aud-3

Inicie a reprodução da sua fonte de áudio e ajuste o nível de volume no Audacity. Clique na seta ao lado do ícone do microfone e selecione Iniciar Monitoramento. Ao tocar uma parte da sua faixa de áudio com mais ruído, ajuste o nível de entrada na barra de ferramentas Mixer de modo que os medidores quase cheguem à extremidade direita da escala. Se eles realmente chegar ao fim tais que «espera», reduzir o nível de entrada para evitar distorções.

aud-4

3. Gravando

Crie um novo projeto, selecionando Arquivo >> Salvar Projeto Como. Inicie a gravação com o botão vermelho Gravar e inicie a reprodução a partir de sua fonte de áudio. Use o botão azul para fazer uma pausa entre faixas ou para virrar a fita/disco. Quando terminar, pressione o botão amarelo e salve seu projeto usando Arquivo >> Salvar Projeto.

4. Editando

Você provavelmente terá ruídos indesejados na sua gravação. Para eliminá-los, selecione Efeitos >> Remover ruído e clique em Get Noise Profile. Agora, selecione toda a faixa, escolhendo Editar >> Selecionar Tudo e escolha Efeitos >> Remover ruído novamente. Defina a redução do ruído (dB) para cerca de 10 a 20, dependendo do nível de ruído na sua fonte, os outros dois controles deixe mais ou menos no meio e clique em OK. Você pode analisar o resultado e refazer com novas configurações, utilizando a opção Editar >> Desfazer.

aud-5

e você estiver usando Lps, você tentar utilizar a opção Efeitos >> Remover Cliques para remover barulhos indesejados. Sempre se sintam livres para experimentar e desfazer, para obter os melhores resultados. Quando estiver satisfeito, salve seu projeto.

5. Exportando

Para exportar, use Arquivo >> Exportar como.

Aqui você poderá adicionar metadados ás sua músicas, tais como nome do disco, artista e etc.

Selecione Arquivo >> Exportar multiplos, escolha o formato MP3. Clique em Opções  para selecionar a qualidade do MP3. Maior qualidade produz maiores arquivos MP3. Você pode repetir a exportação várias vezes com diferentes opções e verificar os resultados.

aud-6

É isso, está feito!

Fonte: Geek News

Gislaine Lima
Converter para mp3, Discode vinil para mp3, Música, Tecnologia
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016