Banda Juli e o prazer de se cantar em alemão #DeutscheMusik | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Banda Juli e o prazer de se cantar em alemão #DeutscheMusik
out
28
2011
Leitura da Noite, Textos / Por: Coruja ás 14:40

Opa, e aí corujas, como vão?

Esse é o último post da série Deutsche Musik #DeutscheMusik. Recebi muitas dicas ótimas de cantores e bandas, algumas que eu já conhecia, outras que passei a conhecer através da sugestão de vocês. A Alemanha tem muita música boa, e se for falar de todas essa série não vai terminar nunca… rs O objetivo da série foi mostrar que há muita música boa sendo produzida em outros lugares além dos EUA. Tem muita gente fazendo música boa em outros idiomas que não o inglês, mas às vezes por preguiça de usar o traslator do Google a gente acaba perdendo boa música e ficando com os mesmos.

Pra encerrar a série, vamos falar da banda Juli (Julho), que foi uma das responsáveis por resgatar entre os alemães o prazer pela música na língua materna, num mercado dominado pela música americana, mesmo sob a forte crítica dos cantores de hip hop, que acusavam a banda de nacionalismo. Juli nasceu em 1999, com o nome de Sunnyglade, e era composta apenas por homens. Em 2001, com a entrada da vocalista Eva Briegel, a então banda novata e ainda sem muita expressão vê seu trabalho decolar, e resolvem mudar o nome da banda para Juli. Em 2004 lançam seu primeiro single, Perfekte Welle (onda perfeita), que em algumas semanas alcançou a lista das 10 mais ouvidas em toda a Alemanha. Poucos meses depois lançam o álbum de estreia, Es ist Juli (é julho), que vendeu mais de 700 mil cópias e esteve entre os mais vendidos na Alemanha, Áustria e Suiça. Por fazer referência a ondas marítimas, a música Perfekte Welle sofreu forte repressão do mercado musical alemão depois dos tsunamis em dezembro de 2004 que devastaram o sudeste asiático e mataram mais de 280 mil pessoas. Mesmo sob os protestos dos fãs que queriam que a música continuasse sendo comercializada, já que não fazia qualquer referência às tragédias, os comerciantes preferiram parar de vender e as rádios deixaram de executar a música. Mas ainda assim, Perfekte Welle se tornou uma das músicas preferidas dos alemães, inspirando diversas outras bandas a iniciarem carreira cantando em alemão.

Em 2005 a banda ganha seu primeiro prêmio no Bundesvision Song Contest, com a música Geile Zeit (tempo frio) e passa o ano todo em turnê por toda a Europa. Ainda em 2005 a banda lança três novos singles: Regen und Meer (chuva e mar), Warum (por que), e November, mas nenhum teve o mesmo sucesso que seu antecessor Perfekte Welle. O videoclipe de Regen und Meer obteve pouca atenção na mídia.

O ano de 2006 foi intenso para a banda Juli. Nesse ano a banda inicia o processo de lançamento do segundo álbum, Ein Neuer Tag (um novo dia). Em setembro daquele ano, antes do lançamento, a banda lança o single Dieses Leben (essa vida), que em poucos dias chega ao topo das músicas mais ouvidas na Alemanha. Em outubro Ein Neuer Tag é lançado, e em menos de uma semana vende 75 mil cópias, além de mais de 200 mil pré-encomendas. Em novembro (pouco mais de um mês depois do lançamento), o novo álbum recebe o Prêmio Bambi como melhor banda nacional, além do prêmio Eins-Live-Krone, oferecido por uma rádio.

Logo no começo de 2007 a banda lança o novo single, Wir Beide (nós dois) e começa a turnê de Ein Neuer Tag pela Alemanha. Vários de seus shows tiveram os ingressos esgotados semanas antes da data, ou tiveram de ser trasnferidos para espaços maiores. Nesse mesmo ano se apresentaram na edição alema do Live Eart, em Hamburgo. Ainda no mesmo ano ançam seu primeiro DVD, Ein Neuer Tag: Live.

Depois de 4 anos sem músicas inéditas, a banda anunciou no começo de 2011 que trabalha num novo álbum, a ser lançado em breve.

Veja aqui o clipe de Perfekte Welle.

 

Bai @wesleytalaveira

Coruja
Deutsche Musik, Juli, Música, Weslley Talaveira
Coruja
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016