INSÔÔNIA.com
Dormir e acordar uma hora mais cedo reduz risco de depressão, diz estudo
jun
09
2021
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 1:51
depressão

Uma pesquisa publicada na revista JAMA Psychiatryrevista científica médica que abrange pesquisas em psiquiatria, saúde mental e ciências do comportamento, mostrou que dormir e acordar 1h mais cedo do habitual, pode reduzir a chance de depressão profunda em 23%.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, da Universidade do Colorado em Boulder, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Broad Institute, e revelou evidências de que o cronótipo (a propensão de uma pessoa a dormir em um determinado horário) influencia o risco de depressão.

Foram analisados os genes de 840 mil pessoas através de bancos de dados de uma empresa norte-americana de testes de DNA (23andMe) e do UK Biobank, do Reino Unido. No estudo foi utilizado o método de “Randomização Mendeliana”, que avalia efeitos causados por variantes genéticas quando expostas.

Para entender melhor, os nossos genes do sono são definidos ao nascer e eles explicam cerca de 12-42% dos nossos hábitos do sono. Portanto, para observar os efeitos desses hábitos com o risco de depressão, os pesquisadores observaram a variação genética das pessoas quando expostas a um fator específico, neste caso, a preferência por acordar mais cedo.

Como os genes são alocados de forma aleatória, os especialistas passaram a medir sua atuação quando os participantes foram expostos a novos hábitos. Os participantes usaram rastreadores de sono vestíveis para o estudo.

Os resultados evidenciaram uma relação entre o ponto médio do sono (ponto intermediário entre a hora que uma pessoa vai dormir e a hora em que acorda) e o TDP (transtorno depressivo profundo). Sendo assim, quanto mais tarde o ponto médio do sono da pessoa, maiores as chances de aparecer os sintomas da doença.

Desse modo, é possível alcançar uma melhor qualidade de vida apenas com uma mudança de hábito: ir dormir e acordar 1h mais cedo.

“Nós descobrimos que, geneticamente, a preferência diurna correspondente a acordar uma hora antes do ponto médio do sono foi associada a um risco 23% menor de depressão grave”, afirmam os pesquisadores.

No entanto, o estudo não avaliou se as pessoas que já têm costume de acordar cedo podem se beneficiar de levantar ainda mais cedo.

O que poderia explicar esse efeito?

Algumas pesquisas sugerem que obter maior exposição à luz durante o dia, o que costuma ocorrer com pessoas diurnas, resulta em uma positiva cascata hormonal que podem influenciar o humor.

Outras observam que ter um relógio biológico, ou ritmo circadiano, com tendências diferentes do da maioria das pessoas pode ser deprimente.

Pesquisadores também afirmam que ser uma pessoa matutina influencia os hábitos sociais, atividade física e relacionamento com outras pessoas.

“Vivemos em uma sociedade projetada para as pessoas da manhã, e as pessoas à noite muitas vezes se sentem como se estivessem em um estado constante de desalinhamento com o relógio da sociedade”.

Para aqueles que desejam mudar seus hábitos, os especialistas aconselham: “mantenha seus dias claros e suas noites escuras. Tome seu café da manhã na varanda. Caminhe ou vá de bicicleta para o trabalho e, se puder, diminua os componentes eletrônicos à noite. ”

partiu dormi
partiu dormi


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário