INSÔÔNIA.com
Como recuperar arquivos excluídos no Windows
set
11
2015
Dicas / Por: Gislaine Lima ás 13:30

É comum apagar algum arquivo por engano ou se arrepender de tê-lo deletado. Eu, por ex, tinha a mania louca de nunca esvaziar a lixeira, não sabia que era possível recuperar os documentos e tinha receios de precisar de algum deles depois. Já passei 2 anos sem esvaziar a lixeira, acredite! Até que um belo dia meu HD lotou e limpei a lixeira para liberar espaço. E o que aconteceu? Precisei muito de um documento que eu achava que nunca mais ia precisar. Foi aí que eu descobri um programa mágico e decidi torná-lo um post para o quadro “Dicas”.

Se você está passando por isso, esvaziou a lixeira e gostaria de recuperar algum arquivo deletado, saiba que é possível. O motivo é que o Windows não deleta o arquivo definitivamente quando ele é excluído da lixeira. Vamos entender como funciona…

O que ocorre quando deletamos um arquivo no Windows?

Ao apagar uma foto, vídeo ou qualquer outro arquivo, o sistema operacional não exclui definitivamente. O que ele faz na verdade é marcar tal arquivo como deletado e passa a considerar aquele espaço em branco como livre para novas gravações. Sendo assim, esses dados estão ainda no HD, porém estão invisíveis para o usuário.

Aprenda como recuperar arquivos excluídos no Windows

O programa que eu conheço com a finalidade de recuperar arquivos deletados no Windows é o Recuva. Aliás, quando precisei recuperar o meu documento, baixei vários programas, porém achei esse mais fácil de usar e funciona perfeitamente. Segue um tutorial de como usá-lo:

1. Primeiramente, faça o download do programa Recuva;

2. Após instalar o software em seu computador, o segundo passo é escolher o idioma. Há diversos disponíveis, inclusive o português do Brasil e clique em Next;

recuperar arquivos deletados

3. Agora, como podemos ver na imagem abaixo, iremos escolher onde deseja que sejam adicionados ícones do Recuva. Escolha e clique em Instalar;

recuperar arquivos deletados 2

4. Após finalizar a instalação do Recuva em seu computador, iremos executá-lo. Cada vez que abri-lo você visualizará o assistente de recuperação, que te ajudará a localizar os arquivos que procura de uma forma mais precisa e menos demorado.

recuperar arquivos deletados 3

5. Agora, iremos escolher qual tipo de arquivo você deseja recuperar. Entre eles estão: Imagens, músicas, documentos, vídeos, compactado, e-mails e até outros se por acaso você não souber.

recuperar arquivos deletados 4

6. Escolhido o tipo de arquivo a ser recuperado, agora é hora de indicar para o Recuva onde é o local que ele deve fazer as buscas. Selecione o local, se souber, se não, clique em “Não tenho certeza” e ele fará uma varredura em todo o seu computador. Clique em Avançar para iniciar a restauração.

recuperar arquivos deletados 5

 

7. Após finalizar a varredura, o programa te mostrará todos arquivos que foram restaurados. Para efetuar uma busca mais refinada, é preciso clicar em “Trocar para o modo avançado”. Dessa forma também o programa irá recuperar arquivos formatados.

recuperar arquivos 08

8. No modo avançado é possível refinar sua restauração selecionando em qual disco deseja procurar, pelo seu nome e pelo formato do arquivo. O programa permite também visualizar uma previsão para conferir se é realmente o que você quer.

recuperar arquivos 07

9. Localizado o arquivo que você estava procurando, basta clicar no botão Recuperar e selecione o local de sua preferência para salvá-lo.

O Revuca é sem dúvidas um dos melhores programas para recuperar arquivos excluídos Windows, pois além de restaurar dados excluídos há muito tempo, ele também é super prático.

Caso o arquivo que você recuperou não abrir, veja esse link: Como recuperar arquivos corrompidos.

Espero que tenham gostado da dica da semana” 😉

fikdik
fikdik
anuncie

Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário