INSÔÔNIA.com
Como fazer arroz
jun
28
2008
Dicas / Por: Gislaine Lima ás 19:42

Todo mundo, apesar de saber, tem receios na hora de fazer o arroz. Você que não tem o costume de cozinhar, prefere comer fora ou deixa o serviço por conta de alguém da família por simplesmente medo de errar na mão ou preguiça, saiba que depois dessa receita você vai querer fazer em casa e vai se apaixonar.

Não tem erro, é só seguir a receita que será sucesso. Nada como um arrozinho fácil de fazer, branquinho, soltinho e delicioso!

como-fazer-arroz

COMO FAZER ARROZ:

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de arroz branco

– 4 xícaras (chá) de água fervente

– 2 dentes de alho sem cárie

– 1 colher (chá) rasa de sal

– 1 colher (sopa) de óleo

Modo de Preparo:

Mesmo com tantas opções no mercado de arroz que não precisa lavar, a dica é sempre lavar. Mesmo que na embalagem diga que não precisa. Essa é uma dica minha, pois com a experiência, pude perceber que a lavagem deixa o arroz mais limpo e branco. Fica mais bonito visualmente falando.

Use um escorredor de arroz para lavá-lo. Quando toda a água esbranquiçada sair, está limpo. Deixe escorrendo enquanto não chega a hora de ir para a panela.

Enquanto isso, ferva a água. Pense que se você colocar a medida certa para ferver, irá perder um pouco dessa medida porque a água vai evaporar. Se quiser ser bem preciso, ferva um pouco mais de água e deixe para medir quando for colocar na panela.

Refogue o alho em uma panela com o óleo. Esprema o alho (no espremedor! Não vá espremer com a mão que não vai sair nada. Se não tiver esse equipamento ultra básico em casa, compre já seu espremedor de alho) e junte o sal.

Não deixe queimar: assim que começar a querer dourar, adicione o arroz. Vai subir aquela fumaça com o melhor cheiro do mundo nesse momento.

Dê uma mexidinha de leve no arroz (você está refogando o arroz) até ele ficar sequinho. Essa etapa é importante para que ele adquira o gosto do tempero.

Arrume o arroz uniformemente na panela e adicione a água fervente.

A medida da água é sempre o dobro da medida do arroz. Outra dica é que a água precisa ficar uns dois dedos acima do arroz e que, quando a água estiver secando e você achar que o arroz está muito longe de estar cozido, você vai precisar adicionar mais meio copo d’agua na panela, uniformemente.

Apesar dessas dicas serem muito boas, tente seguir a receita. Se no fim alguma coisa tiver dado errado, deixe para mudar na próxima vez, senão nunca vai dar certo.

Tampe a panela parcialmente. Após uns 5 minutinhos, abaixe o fogo e tampe a panela completamente. Deixe lá.

Nas primeiras vezes você não vai ter noção de quanto tempo a água demora para secar, depois você vai se acostumando. Por enquanto, vá abrindo a panela para espiar. Pegue um garfo e dê uma afastada no canto para ver se ainda tem água no fundo, mas não bagunce o arroz nunca.

Quando a água estiver quase secando, destampe parcialmente a panela de novo. Espere mais um pouco e, quando estiver completamente seca, está pronto.

Mais uma dica super útil: quando o arroz queimar, tire imediatamente um pouco dele com uma colher e coloque sobre uma pedra (a pia, se for o caso). Por cima do arroz, coloque a panela. Vai dar um cheiro de queimado e, não sei por que razão, isso vai tirar o gosto de queimado do seu arroz (dica da minha vó).

Claro que se tiver virado carvão não vai ter jeito, né?! Ah, também evite servir o arroz que queimou no fundo da panela, porque ninguém merece comer arroz queimado.

E a cebola, sentiu falta dela na receita? Pois é, não gosto de temperar arroz com cebola. O que eu faço às vezes é aumentar a quantidade do alho, coloco 3 dentes. Gosto muito daquele gostinho de alho no arroz. Hummm!

Você também pode mudar a medida dos temperos. Vá testando até ficar ao seu gosto.

arroz, cozinha, dica, modo de preparo
arroz, cozinha, dica, modo de preparo


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário