INSÔÔNIA.com
Cães conseguem farejar câncer no sangue de pessoas, revela estudo
nov
12
2019
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 18:57

Cães farejadores de sangue podem se tornar uma importante ferramenta na detecção precoce de câncer nos seres humanos.

É o que mostra um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular durante a conferência de Biologia Experimental de 2019 em Orlando, Flórida.

O estudo comprovou que cães podem farejar câncer no sangue humano com muita precisão. Para isso, foram ensinados 4 cães da raça beagle a distinguir entre amostras de sangue saudável e amostras de pacientes com câncer.

CRÉDITO: BIOSCENTDX

Para se ter uma ideia, o ser humano possui cerca de 6 milhões células receptoras de odores e somos capazes de detectar quase 1 trilhão de aromas. Já os cães, muitas raças possuem mais de 220 milhões dessas células, o que os torna mais sensíveis a odores que não podemos perceber.

Os cães treinados foram capazes de identificar amostras de sangue de pacientes com câncer com 97% de confiabilidade.

Heather Junqueira, principal pesquisadora do estudo, diz que os resultados podem levar à detecção canina como uma abordagem não invasiva e de baixo custo para dignóstico precoce de câncer e talvez outras doenças.

Os cães também podem detectar câncer antes de outros exames tradicionais, acrescentou ela.

“Este trabalho é muito emocionante porque abre caminho para pesquisas futuras em dois caminhos, o que poderia levar a novas ferramentas de rastreamento do câncer. Um deles é usar os cães para detecção de odores como método de detecção de cânceres, e a outra seria determinar os compostos biológicos que os cães detectam e, então, projetar testes de rastreamento do câncer baseados nesses compostos.”

Fonte:  www.revistasaberesaude.com
viu pq é importante investir nas universidades anjo?
viu pq é importante investir nas universidades anjo?
anuncie

Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário