INSÔÔNIA.com
A “web agressividade”
ago
13
2012
Laci Green, vlogueira americana

Opa, e aí corujas, como vão?

A cada dia eu me assusto mais com a internet. Parece que as pessoas vem ficando mais agressivas, mais intolerantes e pior, se escondendo atrás do anonimato da tela do computador. Qualquer coisa escrita e publicada na internet que vá de encontro aos interesses de algum grupo é motivo o suficiente para que o responsável pela publicação sofra todo o tipo de ofensas. Eu mesmo já passei por isso em alguns textos que escrevi aqui, com as repercussões que eles tiveram no meu Twitter: recebi todo o tipo de ofensas por defender o respeito às pessoas independente da opção sexual que elas tenham. No meu caso recebi apenas ofensas gratuitas de gente que não tem mais o que fazer, mesmo. Mas nem sempre fica apenas na ofensa.

Uma vlogueira americana sentiu na pele a “web agressividade” (até onde sei esse termo não existe, então desculpem o neologismo). Laci Green (a da foto lá em cima) é vlogger e educadora sexual e mantém uma conta no Youtube onde publica seus vídeos e um Tumblr bem interessante onde ela comenta um pouco dos seus vídeos. Pois bem, tudo ia certo na vida da moça até que um certo grupo americano resolveu iniciar uma série de ataques. O motivo? Num vídeo dela de 2009 ela se referiu aos transsexuais como “travecos”. Só isso. E isso foi o suficiente para receber ofensas pela internet. Só que a coisa piorou. As ofensas migraram para ameaças, inclusive de morte. Num dos vários emails que a moça recebeu a pessoa disse ter o endereço da casa da vlogueira e enviou uma foto aérea do prédio onde ela morava. O resultado era de se esperar: ela teve de parar de publicar seus vídeos – pelo menos por um tempo –  e levar o caso à polícia.

Curioso que a ameaça provavelmente partiu exatamente de um grupo conhecido por ser uma minoria que vive sob constante ameaça.  Isso só prova uma coisa: qualquer grupo, seja o discriminador ou o discriminado, pode se perder e cair no fanatismo. E o resultado do fanatismo a gente sabe bem qual é: gente irracional que está disposto a brigar com quem quer que seja para defender o que acredita sem se importar com quem pensa diferente.

É difícil conviver com opiniões diferentes? Na internet, pelo menos, é!

A reportagem com as ameaças saiu no Daily Dot
Vamos tentar conviver com as diferenças por favor?
Vamos tentar conviver com as diferenças por favor?
anuncie

Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário