INSÔÔNIA.com
A censura do Facebook
abr
13
2013
Leitura da Noite / Por: Coruja ás 22:46

Censura sempre é um tema polêmico. Em certos casos ela é necessária, por mais que seja difícil admitir isso, mas quando falamos em internet a censura fica ainda mais complicada, pois a internet é, por definição, o espaço onde se tem a liberdade para se publicar o que quiser, desde que se assuma a responsabilidade do que se faz. Mas a prática é bem mais complicada. Complicada por um motivo: como definir o que é recomendável a qual faixa etária, ou a qual perfil de usuário?

Como essa definição é bem mais complicada do que pensamos as vezes vemos alguns absurdos em nome da “moral” ou ainda de certas “políticas de privacidade”. Um bom exemplo: a foto acima é do Obelisco do Ibirapuera, localizada em SP, e um dos maiores símbolos da cidade, além de ser um dos poucos ainda em pé que contam a história da cidade (isso até o prefeito resolver demolir e vender o terreno pra alguma empreiteira). Mas, por algum motivo que Mark Zuckerberg deve saber, ela foi censurada no Facebook.

Esse não é um caso exclusivo. O Facebook já censurou outras imagens como a nudez de Simone de Beavouir, Johnn Lennon nu abraçado a Yoko Ono e, entre outros, o cartaz do filme “Slovenian Girl”, divulgado inclusive em toda a Europa (imagem abaixo), mas que segundo o Face violava “o guia de anúncios” do site.

Complicado, né? Entendo que há certas coisas que realmente poderiam incomodar usuários, mas penso que isso está muito mais relacionado ao bom senso do usuário que publica do que a alguma política de privacidade. Para uma empresa que se diz ser uma “rede social” censurar fotos comuns a partir de critérios confusos não é um bom sinal. Não para uma empresa com as ambições que o Facebook tem.

Weslley Talaveira
Weslley Talaveira


Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário