INSÔÔNIA.com
5 Curiosidades sobre a viagem espacial do homem à Lua
maio
03
2021
Curiosidades / Por: Camila Naxara ás 20:59

Em julho de 1969, o homem pisou na Lua.

Desde então, o homem voltou váaaarias vezes ao espaço, porém nunca mais pisou na Lua. Você sabe por quê?

1. Por que diabos o homem nunca mais voltou à lua?

Resumidamente, por dois motivos: as despesas exorbitantes da jornada e certo desinteresse científico.

Agora, assim como eu, vocês podem se perguntar: O quê? Como assim não há interesse científico na Lua? Então, o interesse existe, porém, há sondas espaciais feitas exatamente para explorar o satélite. Tais sondas, além de diminuir o custo da viagem, não colocam a vida de nenhum astronauta em risco, pois são naves não tripuladas.

Dessa forma, enviar uma nave tripulada para a Lua (mais uma vez) é mais caro e cientificamente falando, menos importante em relação a outros projetos espaciais.

Lua

2. Uai, mas não houve outras expedições à Lua?

Sim, existiram outras expedições que aconteceram entre julho de 1969 e dezembro de 1972. A Nasa enviou mais gente para o satélite nesse período, e todas as expedições pertenceram ao Programa Apollo.

A primeira missão onde os homens pisaram na Lua foi a bordo da Apollo 11 (1969). Entretanto, após esta empreitada, vieram mais seis voos, sendo que a missão Apollo 13 deu ruim foi um fracasso bem-sucedido. A nave não atingiu seu objetivo, devido a um tanque de oxigênio que explodiu, porém, todos voltaram safe and sound para casa.

Ao todo, 12 pessoas pisaram na Lua.

3. Por que é que mandaram o homem à Lua?

Era 1969, vivia-se o auge da Guerra Fria. EUA e URSS (União Soviética) eram as duas grandes potências econômicas e militares, e disputavam entre si na chamada corrida espacial.

Os dois países queriam se mostrar superiores, tecnologicamente falando.

Como resultado, a Rússia saiu na frente quando enviou a primeira sonda para a Lua, em 1966. Contudo, os EUA acabaram “virando o jogo”, após um feito inédito, enviando uma nave tripulada que conseguiu pousar em solo Lunar.

Portanto… sim, a Nasa tinha interesse científico na Lua, mas as razões políticas foram decisivas para o sucesso do paranauê.

Lua

4. Como os astronautas faziam o número 1 e o número 2?

Gente, evidentemente não havia banheiro e assim, foram OITO dias de viagem (na Apollo 11). Logo, a ideia era evitar ao máximo que essa hora chegasse. Justamente por isso, a alimentação dos astronautas era propositalmente pobre em fibras e líquidos.

Enfim, OITO dias sem ir ao banheiro é pedir demais ao ser humano, portanto foi entregue a todos, recipientes plásticos para coletar xixi e cocô que após o uso eram descartados no espaço.

Imagino cocô e xixi voando por toda parte, graças aos filmes de Hollywood.

5. Por que os astronautas permaneceram em quarentena quando voltaram à Terra?

Foram 21 dias de isolamento. O medo era de que os astronautas pudessem ter trazido germes lunares e que estes poderiam contaminar a Terra. Entretanto, não existe vida na lua e até que isso fosse comprovado a prática da quarentena foi repetida até a missão Apollo 14.

6. Se já enviamos 1 homem à lua, por que não enviamos o restante?

Bom, não sabemos responder esta pergunta. Mas fica aí o questionamento.

anuncie

Blizhost hospedagem de sites
Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário