INSÔÔNIA.com
O melhor jogo online
16 Curiosidades sobre a Croácia
jul
11
2018
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 18:57

Curiosidades curiosas de uma das finalistas da copa do mundo de 2018. Confira algumas curiosidades sobre a Croácia:

Curiosidades sobre a Croácia

 

1- 27 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

A Croácia fez parte da antiga Iugoslávia e foi invadida pela Alemanha nazista em abril de 1941. Em 1991, após um plebiscito, o país se separou da Iugoslávia, se tornando independente.

2 – PAÍSES VIZINHOS

A Croácia faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. O país é banhado pelo Mar Adriático e tem uma larga costa e faz fronteira pelo mar com a Itália.

3 – A MOEDA E O IDIOMA

Mesmo sendo um Estado-membro da União Europeia, a moeda da Croácia não é o euro e, sim, a kuna croata. – 1 Kuna croata é igual a 0,61 Real brasileiro

A língua oficial, o croata, é um idioma eslavo meridional que utiliza o alfabeto latino. Outras línguas nativas são
faladas por menos de 5% da população.

4- ZAGREB É A CAPITAL

Croácia é um país europeu cuja capital e cidade mais populosa é Zagreb.

Curiosidades sobre a Croácia

 

5- CÃES DÁLMATAS

A raça de cães dálmatas é croata, mais especificamente da região com mesmo nome, a Costa Dálmata.

6 – GAME OF THRONES

Cenas da popular série foram filmadas na Croácia, principalmente Dubrovnik, mas também Split. Fãs da série podem reconhecer várias vistas de Dubrovnik em King’s Landing.

A vista do alto do Castelo de Dubrovnik é a mesma do castelo de King’s Landing

7 – ÓRGÃO DO MAR

Em Zadar tem um órgão à beira mar que é tocado pelas ondas do mar. Os tubos ficam localizados debaixo do concreto e são soprados por colunas de ar empurradas pela água do mar criando sons harmônicos aleatórios. Como as marés e os ventos são imprevisíveis, o órgão toca um concerto infinito e extremamente variado.

8 – GRAVATAS

As gravatas foram inventadas pelos croatas. Os soldados começaram a usar cachecóis amarrados no pescoço para se identificarem por volta do século XVII. O rei francês Luís XV adotou o estilo quando mercenários croatas começaram a servir à França e logo o acessório se espalhou pela Europa. No dia 18 de outubro é comemorado o Dia da Gravata para celebrar esse elemento do patrimônio nacional. Outro detalhe curioso é que a palavra francesa para gravata, cravat, teria vindo da pronúncia francesa do gentílico dos croatas, hrvat.

 

9 – MENOR CIDADE DO MUNDO

Hum é uma cidade da Croácia conhecida como a menor cidade do mundo pelo Guinness World Records. Hum tem uma população de apenas 20 habitantes de acordo com o censo de 2011, mas é oficialmente uma cidade.

 

10 – TRADIÇÃO DE QUASE 5 SÉCULOS

Na ilha de Hvar, é feito um procissão conhecida como “Seguindo a Cruz” passando por seis vilas. Ela acontece toda Páscoa por quase 5 séculos.

11 – POR DO SOL MAIS BONITO DO MUNDO

De acordo com Alfred Hitchcock, o diretor de “Psicose” e “Os Pássaros” entre vários outros filmes, o por do sol de Zadar, visto do Órgão do Mar, é o mais bonito do mundo.

12 – PASSAGEM DE GRAÇA POR TODA A VIDA

Se uma criança nascer na barca entre Split e Hvar da empresa Jadrolinija, ela poderá viajar de graça na barca pelo resto da vida.

13 – ANFITEATRO ROMANO

Na cidade de Pula fica localizado um dos três exemplares de anfiteatros romanos mais bem preservados. Ele também é o sexto maior.

14 – ZLATNI RAT

Zlatni Rat é a praia mais famosa da Croácia, localizada na ilha de Brac. Mas o mais especial dessa praia é que ela muda de cor e o formato com o vento.

15- CARTÃO POSTAL

O cartão postal mais famoso: a igreja de São Marcos e seu telhado decorado com o brasão do antigo reino da Croácia e o brasão da capital Zagreb.

16 – ILHA DO AMOR

A ilha Galešnjak é uma pequena ilha com formato de coração conhecida como Ilha do Amor. Ela tem menos de 1 km² de área e um litoral de 1,55 km.

um mozão que me leve pra Croácia
um mozão que me leve pra Croácia
Dicas

Blizhost hospedagem de sites
Comenta aí, coruja! Para comentar você tem que estar logado no facebook. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário