Você sabe qual é o menor país do mundo?
É o Vaticano, sede da Igreja Católica e residência oficial do papa. Com apenas 0,44 quilômetro quadrado encravado no coração de Roma, na Itália, a menor nação do mundo se tornou independente em 1929. Apesar de ter sua soberania reconhecida pela maioria das nações do planeta, o Vaticano não é considerado um país autônomo pela Organização das Nações Unidas, a ONU. “Oficialmente, o país é uma teocracia, ou seja, governado por Deus e representado pelo papa. A ONU não aceita a teocracia como regime”, diz o escritor Luiz Gintner, estudioso de países com menos de mil quilômetros quadrados. Além do Vaticano, existem outras nações nanicas que conseguiram se livrar de seus países de origem, como as Ilhas Marshall, que se tornaram independentes dos Estados Unidos em 1986, e São Cristóvão e Névis, que se desligaram de Portugal em 1975.
“Na teoria, qualquer um pode tomar posse de um pedaço de terra que não pertence a ninguém e proclamá-lo um país”, afirma Luiz. Na prática, porém, a coisa não é tão fácil assim. Primeiro, é preciso que o tal território esteja em águas internacionais, onde ninguém governe. Depois, um lugar que deseje se tornar uma nação precisa ter uma série de características para merecer a independência: povo, território, bandeira, selo, hino, leis, sistema de defesa e, em alguns casos, idioma e moeda próprios. Se tudo isso for cumprido, a idéia maluca pode até fazer algum sentido. Pelo menos foi assim que pensou o major aposentado Roy Bates. Ao lado da mulher e dos filhos, o inglês tomou posse de uma base marítima abandonada no Mar do Norte, perto da Grã-Bretanha, criou uma constituição, compôs um hino e declarou a independência do lugar em 1967, batizando-o de Principado de Sealand. Apesar da insistência do folclórico major, nenhum país do mundo reconhece a soberania de sua plataforma metálica.

Fonte: Mundo estranho




















eu n sabia q o vaticano era um pais
eu sabia
Pelo que sei, o Vaticano é um estado que tem sua próprias soberania. Mas não é um país.
pelo que eu sei isso que vcs falaram nâo è um pais
e eu que pensei que fosse a favela da rocinha!
RÁÁÁ! eu sabia eu ja tinha visto no Almanaque Abril ^^
Uau! Nem sabia que o Vaticano é um país!
Insoonia também é cultura!
São Cristóvão e Nevis proclamaram sua independência do Reino Unido em 19 de setembro de 1983. Você provavelmente quis dizer São Tomé e Príncipe, que se tornou independente de Portugal em 1975.
Belo post, valeu ae!
Obs – Ronaldo.
O menor pais do mundo será um que eu vou criar…Gostei da idéia do tal major britânico. Aqui em São Paulo, na Represa de Guarapiranga existem algumas ilhas que ninguém lembra que existe. Vou tomar conta de uma delas, declarar guerra contra o Brasil pela independência do lugar e depois de transformar aquilo em um estado soberano, vou criar uma lei que libera geral a troca de arquivos, cds e dvds, logo, isso não será ilegal por lá e a ilha ganhará dinheiro com isto, será nossa fonte de economia (Quem sabe descubro petróleo por lá?).
Mas como todo bom estado ditatorial com um maluco no poder, será proibido: Música alta, bagunça depois das dez, gritaria pelas ruas, promiscuidade e outras coisas mais.
Quem quiser ir para lá prepare-se, assim que tomar a ilha, vou abrir o departamento de imigração para quem quiser morar lá.
P.S – Corinthianos NÃO serão adimitidos na ilha e os que desobedecerem serão mortos por fuzilamento na câmara de gás, sentados em uma cadeira elétrica.
INDEPENDÊNCIA OU MORTE! (Acho que alguém já disse isso…)
Zéééé… Adorei a idéia de não admitirem Corinthianos, mas sem música e promiscuidade… hummmm… Enfim… Nessas ilhas vc não poderá criar seu país, pois estão em território Nacional… Mas quando vc achar uma em território internacional e repensár nesses dois ítens ME CHAMAAAA!!! kkkkkkk
goetei de não ter corinthianos
cara, o sítio do meu avô é maior. ._.
oi dinovo rapi dinho vaitomar no ku
Muito relativo… Será que podemos dar como correta essa questão caso caia num vestibular ou concurso, por exemplo, uma vez q não é reconhecido pela ONU???? HELP!!!!
gente até a cidade de carrapateira na paraíba é maior!!!!rsrsrsrs
vaticano tem certeza poís dizem que é o reino unido
cara ate guanambi ba e maior ate a rosa do meu avo
ao meu ver , realmente e o menor pais do mundo! e tambem o maior cemiterio famoso tambem,pois la estao papas, apostolos e mais um pouco de gente do começo dos anos!!! sera que nao tem um banco tambem nao? vcs me entenderao? paraiso fiscal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
“cara ate guanambi ba e maior ate a rosa do meu avo”
Rosa?! o.O
Será que ele quis dizer roÇa?
Como pode um país dentro do outro, e qual a capital do vaticano, então ?
EU sei QUAL é a CAPITAL DO vaticano!É Cidade Do VATICANO
gostaria de fala com vc pois goatei do seu comentario vc emuito gostoso
ho o natal e muito legual para idiotas ou filhas da puta como voceis
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Natália,tem um país dentro da África do Sul.
CADÊ SEU DEUS AGORA?????????????//
E VATICANO NÃO É O MENOR,SEU RETARDADO,SEALAND É MENOR.
Não É NAO! Sealand TEM 0,55 km2
Para ser um Pais é preciso ter, território, soberania e povo. Quanto a soberania, quem nasce no Vaticano é Italiano, então como ele pode ser um Pais. Favor me esclareça essa dúvida.
esse e um pais o um sitio
Vaticano “terra de pedófilos FDP do cara%#0 .
Se tivesse um pouco mais de poder explodiria este paísinho ,
e mandaria pra lá um milhão de Nigerianos pra garinpar a montanha de ouro
que há por lá , de preferencia quando o papáá estiver por lá …