Um carro pode subir em um caminhão em movimento? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Um carro pode subir em um caminhão em movimento?
maio
20
2009
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 13:02

imagem1

Comumente pensamos da seguinte forma – “Bom, se o caminhão está a 70km/h e o carro a 80km/h, quer dizer que a roda do carro estará a 80km/h em relação ao chão e quando for iniciada a subida e a roda encostar sobre a rampa, ela estará a 80km/h em relação a rampa e então ira subir rapidamente e acabará batendo no fundo do caminhão”.

Bom, essa lógica de pensamento que inclusive eu seguia, está errada. Acontece que nos esquecemos de levar em consideração a Quantidade de Movimento do carro (que pode ser conhecida também por momento linear ou quantidade de movimento linear). Porém creio que não aplicamos esse conceito em situações cotidianas, pela falta de compreensão da mesma.

A Quantidade de Movimento de um corpo é uma grandeza física que depende da massa do corpo e da velocidade do mesmo. Quanto maior for a quantidade de movimento de um corpo, mais difícil e maior será a força necessária para que ele mude a sua velocidade. Sua formula é a seguinte:

P = m x v

Veja que a quantidade de movimento é diretamente proporcional ao produto (multiplicação) da massa pela velocidade.

Antes do carro subir na rampa do caminhão, suas rodas realmente estão a 80km/h em relação ao chão, assim como a velocidade do carro inteiro. Neste instante ele está com certa quantidade de movimento (para um carro popular a essa quantidade de movimento é de, aproximadamente, 72.000kgm/s), porém no momento em que ele sobe a rampa, a quantidade de movimento do carro precisa se manter a mesma. Então, ao invés das rodas do carro manterem a sua velocidade e girar a 80km/h em relação ao caminhão e a rampa no momento da subida, elas vão reduzir drasticamente sua velocidade para que a quantidade de movimento do carro se conserve, o que é exatamente o contrario do que pensávamos inicialmente, e o carro vai continuar a sua subida tranquilamente.

Mas porque a quantidade de movimento se mantém a mesma e não aumenta?

Como foi dito antes, quanto maior for o momento e/ou a massa de um corpo, maior será a força necessária para que mude a sua velocidade, então, ao subir o caminhão o carro precisaria dobrar a força do seu motor para que sua velocidade aumentasse em um intervalo de tempo tão curto, o que é muito difícil com uma quantidade de movimento tão grande.

Os Caçadores de Mitos (MythBusters) fizeram este teste com um carro a 90km/h, o vídeo desse episódio se encontra logo abaixo. Assistam-no até o final e reparem, tanto na escala reduzida quando no carro real, o movimento das rodas no momento em que o carro vai subir a rampa. Vale muito à pena conferir!

Fonte: Curiosidades da Física
Gislaine Lima
curiosidades da física, P = m x v, quantidade de movimento
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016