Ninguem duvida da genialidade de Leonardo Da Vinci, pintor, escultor, arquiteto e engenheiro, seus manuscritos trazem informações sobre mecânica, hidráulica, anatomia etc. e mesmo tendo nascido em 1452 tinha idéias que não deixam a desejar quanto a tecnologia.

Os esquemas das máquinas projetadas por Leonardo Da Vinci são impressionantes, muitas se assemelham a máquinas de hoje e alguams delas foram reconstruídas e realmente funcionam.

LOOK!

1. Paraquedas: O desenho em forma de pirâmido feito no século Xv era muito semelhante ao paraquedas atual e em 2000 o primeiro salto completo com um paraquedas com essa estrutura foi realizado por Olivier Vietti-Teppa.

1

2. Tanque Blindado: O tanque com cara de disco voador era totalmente controlado por dentro, rodeado de canhões e com uma abertura de observação na parte de cima. Mais de 500 anos atrás Da Vinci já pensava na idéia do tanque de guerra de hoje.

2

3. Ponte Giratória: Através de sistema de cordas e polias a ponte poderia ser “enrrolada” evitando a passagem de inimigos.

3

4. Escavadeira: Utilizando um tipo de enxada acionada por pesos, cavava trincheiras mais facilmente que apenas com homens.

4

5. Roupa para Mergulho: Uma parte flutuante levava o tubo de respiração da roupa, feita de couro, até a superfície. A roupa projetada por Da Vinci foi testada por Jacquie Cozens e funcionou em águas rasas.

5

6. Asa Delta: Da Vinci tinha muita vontade de fazer o homem voar, existem vários desenhos de planadores, mesmo com um formato diferente das asas delta conehcidas, ele mostrou que compreendia de aerodinâmica, esse projeto foi testado por Robbie Whittall e voou com coucas modificações.

6

7. Parafuso Aéreo: Com uma única hélice em forma de espiral, Leonardo pensou apenas no deslocamento vertical, porém prevê-se que esse invento nunca tenha dado certo (eu também acho).

7

8. Caminhar Sobre a Água: Um dos desenhos mais engraçados dele é esse projeto, usando uma esécie de esqui em forma de barco e ajuda de dois bastões com cilindros flutuantes na ponta, possibilitaria ao homem caminhar sobre a água.

8

9. Carro Auto Propelido: Um dos meus favoritos, o carro auto propelido é, na verdade, propelido a molas que oscilavam e com o tempo vão gastando energia param. Esse modelo é complexo, com várias engrenagens e em 2004 foi reproduzido em Florença por especialistas e funcionava muito bem.

9

10. Carro Ceifador: Simplesmente bizarro esse carro com lâminas frontais e laterais, que girariam ligadas a um sistema de tranmissão com as rodas, para cortar as pernas dos inimigos, puxada por cavalos posicionados dentro do carro logo atrás das lâminas.

10

Via: Cade o Pinto?
COMENTÁRIO(S)