“The Legalize” é a solução? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
“The Legalize” é a solução?
set
20
2010
Textos / Por: Coruja ás 13:00

Opa, e aí, corujas de #GZuis, como vão?

Putz, o texto ficou longo de novo! Desculpa aí, vai! haha

Se você nunca usou, é bem provável que conheça alguém que já usou. Apesar de ainda ser tabu pra muita gente, as drogas estão mais presentes na sociedade do que você imagina. São proibidas, todo mundo sabe, mas mesmo assim a cada dia mais gente experimenta, seja para “conhecer”, seja para não se sentir excluído no meio dos amigos. A Polícia e os governos tentam a todo custo combater o tráfico, que a cada ano cresce e movimenta milhões de reais. Mas nem Polícia nem governo nenhum consegue impedir, seja no Brasil seja no mundo. A verdade é que o comércio das drogas é mais forte do que se pensa. Até certo ponto, pode se dizer que o tráfico está vencendo a guerra.

Com isso, vem ganhando força todos os dias um movimento que ainda gera muita rejeição: os que defendem a legalização das drogas, mais especificamente da maconha. Sim, legalizar, ou seja, o governo autorizar a fabricação do cigarro de cannabis, cobrar impostos e disponibilizar para a venda. Quais os benefícios disso, para os que defendem a legalização? O tráfico perderia força, pois não adianta sustentar um esquema para vender o que se encontra em qualquer tabacaria. Além do mais, pra muita gente a graça das drogas está exatamente na proibição (tudo que é proibido é mais gostoso, não dizem?). Dizem ainda que o poder de vício da maconha é muito fraco em relação às outras drogas. Dizem que até o álcool é mais viciante que maconha – não sei se essa informação é verdadeira, ok?

O fato é o seguinte: o debate precisa ser feito. E a primeira discussão a ser feita é: diferenciar traficante de usuário. O traficante tem que ir pra cadeia, mas o usuário precisa de apoio e tratamento. Depois de feito isso, os governos precisam de políticas públicas de segurança para prender o traficante e de saúde para o tratamento do usuário. E depois tentar chegar à conclusões: dá pra tratar o dependente? Dá pra conscientizar? Se sim, quais seriam os impactos da legalização? Se legalizar o Governo vai conseguir controlar?

Talvez esse debate ainda leve anos pra chegar à algum lugar, ainda mais se tratando de Brasil, mas enquanto não decidem, vale a pena a gente mesmo convesar sobre isso na escola, no curso, em casa com os pais – sim, os pais! – no trabalho. Enquanto as drogas forem tabu mais gente vai sofrer as consequências do uso descontrolado e criminoso, tudo por falta de uma boa conversa.

Bái! @wesleytalaveira

ATENTAI: As oitavas de finais para o prêmio “O blog mais desejado do Brasil” começaram. Bóra la conquistar este título? Votem: www.premiobmd.com.br
Vamos corujas, a gente consegue!  🙂
Coruja
cannabis, drogas, legalizar, politica, Weslley Talaveira
Coruja
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016