Olá, corujas!

Estou começando hoje uma série especial aqui no blog, sobre música alemã. A série Deutsch Musik #DeutschMusik vai abordar alguns dos principais nomes do rock e do pop alemão e a influência deles no jeito alemão de fazer música.

E quando falamos de boa música alemã é impossível não falar em Rammstein, a banda com letras alemãs que mais vendeu CDs fora da Alemanha. Eles não se definem num estilo musical específico, mas são sempre associados ao rock, apesar de terem forte influência do metal e do Techno.

Rammstein surgiu em 1994 em Berlim, capital da Alemanha e mantém até hoje a mesma composição: Till Lindeman como vocalista, Richard Kruspe, Paul Landers, Olivier Riedel, Christoph Schneider e Christian Lorenz. O nome vem da pequena cidade alemã de Ramstein, onde em 1988 um acidente aéreo matou mais de 70 pessoas. O primeiro trabalho foi gravado em 1995, intitulado Herzeleid (dor do coração), e de lá pra cá o Rammstein construiu uma carreira sólida no mercado musical, mas cheia de polêmicas, por conta das letras cheias de palavrões e da explícita conotação sexual das músicas, além das apresentações cheias de efeitos pirotécnicos. Eles já tiveram um clipe censurado na Alemanha por exibir de forma bem humorada uma relação sexual entre o vocalista e o baterista da banda.

O último trabalho da banda foi gravado em 2009, intitulado Liebe Ist Für Alle Da (O amor é para todos). A música que deu título ao álbum fala sobre o amor X sexo casual (“me aproximo discretamente / e falo mansinho / quem quer foder / tem que ser amigável“). É o primeiro álbum de originais depois de quase quatro anos, contendo onze faixas, com destaque para a principal música do álbum, Pussy (“buceta”), que ganhou sucesso e polêmica ao mesmo tempo, por causa das várias cenas de sexo intenso e explícito no clipe (lógico que no Youtube as cenas foram censuradas…) e da letra que fala explicitamente do sexo casual (“você tem uma buceta / eu tenho um pau / então qual o problema? / vamos fazer isso rápido”). Já pensou uma banda brasileira fazer isso? rs

No Brasil, a primeira apresentação do Rammstein foi em 1999, em Porto Alegre, e de lá pra cá fizeram mais 4 apresentações em terras brasileiras, sendo a última em dezembro de 2010, em São Paulo.

Pra definir Rammstein, só uma palavra me vem a cabeça. Pra usar a linguagem própria da banda, Rammstein é foda! haha

Bai! @wesleytalaveira

  • Ajudem a divulgar a série. No Twitter, usem a Tag #DeutschMusik. Nas próximas semanas ainda vai ter muita musica boa por aqui, como Wir Sind Helden, Tokio Hotel, Blumfeld, Rage e outros.

  • Para ver a versão sem cortes do clipe de Pussy, clique aqui.

  • Pra conhecer mais sobre a música alemã, vejam a série Deutsch Musik no Blog Novas Ideias
COMENTÁRIO(S)