Qual a função da sobrancelha, apêndice e umbigo?

Curiosidades, Textos / Por: Gislaine Lima às 12:10
out
23
2009

Curiosidades que vão mudar a sua vida… Leia!

Para que serve o umbigo?

Pode-se dizer que só de lembrança. Enquanto o bebê está na barriga da mãe, o cordão umbilical é sua conexão com a placenta. Por esse cordão passa uma veia que leva nutrientes para o feto – ligando-se diretamente ao seu coração e ao seu fígado. E há uma artéria encarregada de arrastar impurezas fabricadas pelo organismo fetal para serem despejadas na placenta. Existe, ainda, o úraco, canal que liga a bexiga da criança ao cordão.

Tudo isso deixa de ser necessário depois do nascimento. O cordão é cortado, deixando uma cicatriz cheia de fibras como qualquer outra. O que restar dos vasos também se transformará em tecido conjuntivo, fibroso.

Ah, só o úraco não some de vez. Vira um ligamento… que, cá entre nós, não liga coisa nenhuma.

Qual a função da sobrancelha?

Talvez você se pergunte do porque da existência da sobrancelha. Mas saiba que assim como a maioria dos demais pelos que possuímos em nosso corpo, a sobrancelha tem a função de proteger, e no caso ela protege os olhos. Ela localiza-se logo acima da celha, e é daí que surgiu o seu nome. A celha também pode ser chamada de cílio ou pestana. Que é essa “franja protetora” que possuímos no globo ocular.

O ser humano e outros mamíferos possuem a sobrancelha e os cílios para projeger os olhos de poeiras ou pequenos insetos que possam cair sobre a região, já que os olhos são bens sensíveis. Com a existência de ambos aumenta a sensibilidade de que há algo próximo a está região. Pode-se dizer que nasce em média um fio na sobrancelha e um cílio novo por dia.

Cientistas dizem ter encontrado função do apêndice

Cientistas americanos acreditam ter descoberto uma função real para o apêndice humano. Segundo estudo realizado na Duke University Medical School e publicado na revista Journal of Theoretical Biology, ele protege os germes “bons” que atuam no intestino.

Os pesquisadores afirmam que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo. “O apêndice age como uma casa segura para esses microorganismos”, afirmou Bill Parker, co-autor do estudo, à CNN.

Segundo o pesquisador, o apêndice também funciona como uma fábrica de bactérias, cultivando os germes “bons”. Esta característica, no entanto, não é mais necessária em uma sociedade moderna e industrializada, de acordo com Parker.

“Se a flora intestinal de uma pessoa morre, ela pode ser repovoada facilmente adquirindo germes de outras pessoas”, explicou o pesquisador. “Mas em tempos passados, quando epidemias de cólera eram freqüentes e a população era menor, o apêndice tinha sua função”.

Há gerações o apêndice tem sido considerado uma parte supérflua do corpo humano, fazendo com que ele seja rotineiramente retirado, pois, quando inflamado, pode levar a pessoa à morte. De acordo com o Centro de Controle e Prevenções de Doenças dos EUA, 321 mil americanos foram internados com apendicite há dois anos.

Via: Universo 42
apêndice, função, sobrancelha, umbigo
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor.

Deixe seu Comentário