Por que será que a gente arrepia? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Por que será que a gente arrepia?
dez
15
2009
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 11:42

34411Pensando em algo curioso para postar, lembrei de uma sensação estranha de arrepios que tive hoje cedo e fui procurar porque isso ocorre com a  gente vez ou outra.

O arrepio, na verdade, é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.

Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas.

O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de  isolamento térmico. Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.

Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

Interessante, não?

Gislaine Lima
arrepio, função
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016