Os 15 melhores filmes da Década | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Os 15 melhores filmes da Década
set
16
2009
Textos / Por: Gislaine Lima ás 21:56

O site americano, Internet Movie Databate, divulgou uma lista com os 15 melhores filmes da década. A lista foi feita com base nas notas dadas pelos frequentadores do site.

1.  Batman – O Cavaleiro das trevas (2008)

batman

Um ano após derrotar Ras Al Ghul e o Espantalho, Batman tem agora uma missão: acabar com o Coringa, que foi descrito pelo diretor Christopher Nolan como “um palhaço psicopata, assassino em série, esquizofrênico, rude, cruel, sarcástico e com zero de empatia”. Ao mesmo tempo, o promotor público Harvey Dent começa a ter sucesso ao combater criminosos de Gothan City.

Curiosidade: O cineasta Christopher Nolan cedeu à vontade dos fãs ao colocar o Coringa como o vilão desse longa. Durante a produção, chegou-se a cogitar a participação do Pinguim, porém Nolan achou muito difícil introduzi-lo em “O Cavaleiro das Trevas”. A expectativa de que Oswald Chesterfield Cobblepot (o veradeiro nome do Pinguim) possa participar do terceiro filme aumentou depois que o ator Michael Caine (que faz o mordomo Alfred) revelou, no Festival de Cinema em Toronto, que Phillip Seymour Hoffman irá encarnar o vilão.

2. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

senhor-dos-aneis-retorno-do-rei

Frodo e seu parceiro, Sam, estão cada vez mais próximos de Mordor para destruir o “precioso” anel. Enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli vão para a cidade dos mortos para pedir ajuda. Em Minas Tirith, os soldados de Sauron atacam violentamente a cidade. A guerra fica mais excitante com a chegada dos Cavaleiros de Rohan, do Exército dos Mortos e dos “Olifantes”.

Curiosidade: É juntamente com “Ben-Hur” (1959) e “Titanic” (1997) o maior vencedor do Oscar ao ganhar 11 estatuetas. A diferença é que “O Retorno do Rei” venceu em todas as categorias que disputou (Filme, Diretor, Efeitos Especiais, Direção de Arte, Montagem, Figurino, Efeitos Sonoros, Som, Fotografia, Trilha Sonora e Canção Original).

3. Cidade de Deus (2002)

cidade-de-deus

O filme mostra a história da comunidade Cidade de Deus, construída pelo governo do então Estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro) como parte da política de remoção de favelas. O drama é narrado a partir do ponto de vista de Buscapé, um garoto pobre que sonha em ser repórter fotográfico. Durante a década de 1970, uma dupla de deliquentes, chamados Dadinho (que depois muda o nome para Zé Pequeno) e Bené, assume o comando do tráfico de drogas e encontra um único empecilho para dominar toda a comunidade: o bando de Sandro “Cenoura”.

Curiosidade:
Com as exceções de Matheus Nachtergaele (Cenoura), Gero Camilo (Paraíba), Edson Montenegro (o pai de Buscapé), Seu Jorge (Mané Galinha) e Charles Paraventi (Tio Sam), os demais atores nunca haviam atuado antes, e eram, na verdade, moradores de favelas cariocas, que foram escolhidos para trabalhar no filme após “oficina de teatro”, organizada pela equipe de produção, e onde se destacaram.

4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

a-sociedade-do-anel

Sauron, o Senhor das Trevas, forja um anel com o objetivo de conquistar a Terra Média e em uma batalha é vencido por Isildur. Depois de décadas, um hobbit chamado Frodo acaba herdando de seu tio o valioso, mágico e maligno objeto. Juntamente com outros hobbits, dois homens, um mago, um anão e um elfo, formam a Sociedade que tem como obrigação destruir o anel na Montanha da Perdição e livrar a todos da escravidão do Senhor de Mordor.

Curiosidade: O ator britânico Daniel Day-Lewis (“Sangue Negro”) recusou o papel de Aragorn, que acabou sendo interpretado por Viggo Mortensen.

5. Up – Altas Aventuras (2009)

up

Na comédia, o vendedor de balões Carl Fredricksen passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém, aos 78 anos de idade, quando achava que a chance parecia ter passado por ele, uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell lhe dão uma segunda chance: voar em direção às florestas da América do Sul.

Curiosidade: Carl Fredricksen, o personagem principal, é parcialmente baseado no famoso ator norte-americano Spencer Tracy.

6. Amnésia (2000)

amnesia

Leonard, um rapaz que teve mulher brutalmente assassinada, parte numa busca insana pelo criminoso. Só que ele tem um grande problema: após o ocorrido, não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e tatuagens que faz no próprio corpo e na confiança das pessoas.

Curiosidade: A condição mental que Leonard vive no filme é real. Durante os anos 1950, médicos trataram algumas formas de epilepsia removendo partes do lóbulo temporal. Isso fez com que os pacientes fossem impedidos de formar novas memórias, assim como no filme.

7. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

2-torres

Nessa continuação, a Sociedade do Anel se dividiu após a suposta morte de Gandalf. Boromir morreu; Frodo e Sam continuam no caminho da Montanha da Perdição; Pippin e Merry foram capturados pelos Uruk-Hai; Aragorn, Legolas e Gimli foram a seu resgate e descobriram que Gandalf não morrera. O quarteto teria de ajudar o reino de Rohan, libertam a mente de Theoden, e se preparar para levar seu povo para o Forte do Abismo de Helm, para defender a cidade dos Uruk-Hai.

Curiosidade: Gollum foi criado através de animação computadorizada, mas o diretor Peter Jackson queria que ele fosse feito a partir de uma interpretação real. Assim, Andy Serkis, que dubla o personagem, vestiu uma roupa especial durante as filmagens para que seus movimentos fossem capturados.

8. Wall-E (2008)

wall-e

Depois que o mundo foi soterrado por todo o lixo da humanidade, a empresa BNL envia várias espaçonaves com humanos para o espaço, enquanto máquinas, chamadas Wall-e, limpariam a Terra. Porém, não suportam as condições do planeta e deixam de funcionar. Apenas um exemplar continua funcionando e por 700 anos trabalha sozinho, a sua única companhia é uma barata chamada Hal. Um dia, uma nave chega trazendo uma nova espécie de robô, chamada EVA, que é encarregada de examinar a vegetação e verificar se a vida se tornou sustentável novamente.

Curiosidade: WALL-E é o acrônimo de Waste Allocation Load Lifters – Earth-Class, (em português “Levantadores de Carga para Alocação de Lixo – Classe Terra”).

9. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

o-fabuloso-destino-de-amelie-poulain

Amélie é uma menina francesa que cresceu isolada das outras crianças. Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador. Decide procurá-lo e, anonimamente, entregar o pertence ao seu dono. Ao notar que ele chora de alegria por reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor.

Curiosidade: O papel da protagonista inicialmente seria de Emily Watson, inclusive a protagonista iria se chamar Emily. Só que Watson desistiu do projeto, deixando a vaga para a atriz francesa Audrey Tatou.

10. Os Infiltrados (2006)

os-infiltrados

Em Boston, a polícia infiltra um homem, Billy Costigan, no grupo comandado por Frank Costello, um chefe da máfia que, por sua vez, também consegue infiltrar uma pessoa (Colin Sullivan) na polícia, porém, ambos não se sentem confortáveis devido à vida dupla que levam e sentem-se desesperados tendo como obrigação obter informações. Quando tanto os policiais como o grupo mafioso descobrem que existe um espião infiltrado, a vida deles passa a correr perigo.

Curiosidade: “Os Infiltrados” é uma refilmagem de “Conflitos internos”, um filme produzido em Hong Kong em 2002, cujo roteiro, escrito por Felix Chong e Siu Fai Mak, foi adaptado por William Monahan.

11. A Vida dos Outros (2006)

a-vida-dos-outros

Passado em 1984 na Berlim Orintal, o filme “A Vida dos Outros” acompanha o oficial Gerd Wiesler, da polícia secreta da Alemanha Oriental, que é incumbido de vigiar e desmascarar o dramaturgo Georg Dreyman, um famoso escritor, considerado o modelo de cidadão perfeito, e sua companheira Christa-Maria Sieland, uma atriz também de sucesso.

Curiosidade: O custo total do filme alemão foi de apenas dois milhões de dólares, mas seu lucro mundial foi de mais de 77 milhões.

12. O Pianista (2002)

o-pianista

Baseado nas memórias do pianista polonês judeu Władysław Szpilman, o filme focaliza um músico que interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus pelos nazistas. A produção acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.

Curiosidade: Adrien Brody precisou emagrecer 18 quilos para encarnar o protagonista.

13. A Viagem de Chihiro (2001)

a-viagem-de-chihiro

Enquanto o casal, Akio e Yuko, estão muito empolgados com uma mudança, a sua filha Chihiro, uma garotinha de 10 anos, está chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. No caminho, atraídos pela curiosidade, os três seguem através de um túnel que os leva a uma cidade misteriosa e deserta. No meio de uma ponte, encontra um jovem misterioso chamado Haku, que alerta Chihiro a deixar o local. Ao correr, percebe que seus pais se transformaram em enormes porcos.

Curiosidade: O título original dessa animação japonesa é filme é “Sen to Chihiro no Kamikakushi”. O seu significado é “Sen” (mil ou muitos), “Chihiro” (pato grande) e “kamikakushi” (termo usado sobre algo que desaparece como por encanto).

14. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembrancas

Joel Barish descobre que sua ex-namorada Clementine, quer esquecer dele de qualquer maneira e recorreu a uma empresa especializada em apagá-lo de sua própria memória. O rapaz, totalmente desesperado, acaba por fazer o mesmo. Contrata a mesma empresa para apagarem da sua cabeça todas as memórias de Clementine e da relação que mantiveram. Porém, Joel desiste de deletar as suas recordações.

Curiosidade: O título “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” foi retirado do poema “Eloisa to Abelard”, de autoria do poeta britanico Alexander Pope.

15. Réquiem para um Sonho (2000)

requiem-para-um-sonho

Sara Goldfarb, uma jovem viúva que vive sozinha em seu apartamento em Brighton Beach, passa o tempo assistindo TV. Fica obcecada após receber um telefonema que lhe diz que ela será convidada para ser uma participante de um programa e começa a fazer um regime, se empanturrando de remédios, para usar um vestido de quando era mais jovem. Paralelo a isso, um trio cheios de planos encabeçado pelo seu filho Harry, começa a se drogar cada vez mais, o que os distanciam de realizar seus sonhos.

Curiosidade: O diretor Darren Aronofsky é bastante conhecido por utilizar cenas curtas em suas produções. Enquanto a maioria dos filmes de 100 minutos contém em média 600 e 700 cortes. “Réquiem para um Sonho” tem mais de 2000 cortes.

Acho que o filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança, deveria está em primeiro, pois é um filme muito legal.

Via Cinema 10
Gislaine Lima
Batman - O Cavaleiro das trevas, Cidade de Deus, Internet Movie Databate, melhores filmes da década, O Retorno do Rei, O Senhor dos Anéis, site americano
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016