Onde estão as notas de 10 reais de plástico? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Onde estão as notas de 10 reais de plástico?
jun
01
2009
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 9:47

Uma boa pergunta!!! Vi no Filhas do Puc, tal questionamento e parei alguns minutos para ler e desvendar tal mistério.

10reais

Você sabia que essas cédulas foram lançadas no dia 22 de Abril de 2000 como forma comemorativa dos 500 anos do descobrimento do Brasil??? O interessante dessa nota era que ela prometia aumentar em até 4 vezes a sua vida útil e, também, mostrava-se bem mais resistente à falsificação. Só que, por outro lado, a tecnologia para que a produção da nota fosse eficaz teve de ser comprada da Austrália, resultando num custo de produção 59% mais caro do que as de papel – sem contar que o material também faz com que tenha um gasto producente maior. Outro fato é que somente 125 milhões de cédulas foram disponibilizadas para compra pelo Banco Central. Ou seja, foi uma edição limitada.

Pouco tempo depois que foram postas em circulação, as notas já começaram a perder a tinta e a parecer completamente gastas, até porque não houve qualquer reposição. Provavelmente, são esses os motivos pelos quais as laranjinhas de 10 reais estão entrando em extinção.

Como caixa de banco, posso informar que desde o ano passado, recebemos instruções para retirar de circulação todas as notas de 10 Reais de plástico, em condições ou não de circulação. As notas de 1 Real estão sendo substituídas pelas moedas de mesmo valor que, apesar do maior custo de produção, duram muito mais. – Bancário.

Agora você já sabe o que aconteceu com as notas novas de 10 reais.

Gislaine Lima
10 reais, notas de 10 reais
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016