Google exibe filtro de imagens no orkut | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Google exibe filtro de imagens no orkut
jul
05
2008
Sem categoria / Por: Gislaine Lima ás 13:18

O Google revelou como funciona o novo filtro de conteúdo que deve inibir a publicação de conteúdo impróprio no orkut.

Pressionado pelo Ministério Público e, mais recentemente, pela CPI da Pedofilia, que acontece no Senado, o Google investiu no desenvolvimento de ferramentas para prevenir o upload de conteúdos ilícitos na rede social.

“O filtro funciona como uma impressão digital. As imagens identificadas como impróprias, recebem um tratamento antes de sair do ar. Isto permite que fiquem marcadas em nosso servidor. Cada vez que alguém tentar subir essa foto, ela será bloqueada”, explica Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil.

Os usuários flagrados nessa tentativa, no entanto, não serão punidos. Apenas os que já tiverem colocado as fotos em suas comunidades antes de elas serem marcadas serão notificados.

Outra medida do Google é fazer a replicação do conteúdo armazenado em servidores no exterior para o território brasileiro.


A iniciativa é importante já que no início de seus embates com o MP, o Google Brasil justificava que não podia abrir os dados de usuários do orkut, pois eles estavavam armazenados nos servidores do Google Inc., nos Estados Unidos e, portando, sob leis americanas de proteção à privacidade.

Num acordo com a ONG SaferNet, o Google também receberá uma lista de links de comunidades que possuem conteúdo supostamente ilícito para ser analisado por uma equipe brasileira da empresa.

“Recebemos hoje cerca de 500 links por dia da SaferNet”, afirma o presidente do Google. Só de janeiro a julho desse ano, a ONG, especializada no combate à pedofilia digital, registrou 18 mil denúncias de atitudes suspeitas envolvendo crianças no orkut.

Todas estas medidas foram acertadas com o Ministério Público Federal, com quem o Google fechou um acordo.

Achei interessante, mas confesso que fiquei com medo… sou dono de algumas comunidades, no entanto não poderei mais postar qualquer foto nelas.

Fonte:Info Online

Gislaine Lima
Computação, Computador
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016