Estão de olho em você! | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Estão de olho em você!
ago
07
2010
Tecnologia / Por: Gislaine Lima ás 0:04

Com essa história de Web dinâmica e esse montante de redes sociais que estão surgindo, e conseguindo usuários, surgiu uma expressão que vem se tornando famosa – “Voyeurismo na web” – que pode ser definida como a ação da pessoa observar acontecimentos ou o cotidiano de uma ou várias pessoas pela internet, ou seja, no bom popular : cuidando da vida dos outros.

Através da internet é possível vasculhar informações de uma determinada pessoa, opiniões de um grupo sobre um determinado assunto e o que está sendo mais falado no mundo pelas pessoas, através de redes de relacionamento, mashups e sites que provém tais serviços. Por exemplo, quer ver informações do dia-a-dia da pessoa ou de uma organização? Twitter. Com quem essa pessoa se relaciona? Orkut e Facebook. O que o pessoal está votando? Digg. Tudo pode ser visto em tempo real e interagido pelo usuário. Segue a lista de algumas redes sociais, mashups e ferramentas, que dão essa possibilidade.

Flickrvision e Twittervision
O Flickrvision e o Twittervision são dois sites (mashup’s) que mistura o Google Maps com o serviço do Flickr(Flickrvision) e com do Twitter(Twittervision). O Flickrvision nos permite ver as fotos que estão sendo postadas em tempo real no Flickr e a localização do usuário dentro do mapa-mundi. Já o Twittervision, mostra quem está twittando em tempo real e sua localização no mapa-mundi.

Twitter
Pra quem não sabe o Twitter é uma forma de deixar todos informados sobre o que você está fazendo, minuto a minuto. No início do seu lançamento, não teve muita repercussão, mas dentro de um ano no ar, o crescimento de usuários do twitter era exponencial, virando febre e fazendo até com que gente famosa (artistas, músicos, políticos, jornalistas e até jogadores de (futebol) blogasse no site.

Orkut e ocurioso
Falar de orkut é quase que chover no molhado, mas vamos lá. Orkut é uma rede social, que permite com que a pessoa discuta sobre determinados assuntos em suas comunidade e faça contato com amigos. A melhor parte do orkut, para os “voyeuristas” de plantão, é o contato com as pessoas, pois no orkut, você pode deixar recados para pessoas falando de compromissos, cotidianos ou qualquer assunto, como se fosse um recado na sua secretária eletrônica.

Mas você pode pensar, mas eu excluo todos os recados da minha página de recados, assim nunca, ninguém vai me fuçar… pois é, engano seu! O site ocurioso permite que a pessoa que quer te vasculhar olhe recados que enviaram a você e mesmo que se o usuário apagar, ele guarda para que a pessoa leia depois, além disso o site possui diversos outros recursos para vasculhar.

Who is sick?
Se você acha que viu de tudo na web e de redes sociais, presta a atenção nessa. O Who is sick? é outro site e mashup que utiliza o serviço do Google Maps e que mostra quem está doente – e com com o quê – em uma dada região. Eu diria que seria um site para quem curte uma hipocondria.

Com certeza a web é uma faca de dois gumes, como muito se diz por aí. Ela pode te dar informação facilmente como pode te expor de uma forma inacreditavel! Mas convenhamos, as vezes é bom saber aquela coisinha sobre aquela pessoa, não é?

Os corujas que quiserem saber mais sobre essas redes sociais e mashups segue alguns links.

O que é um mashup?
Twitter
Orkut
Who is sick?
Flickrvision
Twittervision

Gislaine Lima
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016