É verdade que dá para recarregar pilhas colocando-as no congelador? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
É verdade que dá para recarregar pilhas colocando-as no congelador?
jun
12
2009
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 3:47

pilha

A princípio, achei que fosse verdade. Eu fazia muito isso quando era criança. Tinha uma boneca que andava de bicicleta, e sempre colocava a pilha no congelador para ver ela dando mais algumas pedaladas (rs), mas depois que li sobre, descobri o que realmente acontecia.

Veja a explicação do físico Cláudio Hiroyuki, da Universidade de São Paulo (USP):

Esse macete caseiro rende, no máximo, alguns minutos de sobrevida às pilhas. Elas funcionam convertendo energia química em energia elétrica, pela reação entre duas substâncias: zinco e cloreto de amônio. Esse processo acaba liberando gases de hidrogênio e amônio, em bolhas que se movimentam, dificultando a passagem de corrente elétrica no interior da pilha. Tudo o que a baixa temperatura faz é congelar esses gases, imobilizando-os em bolhas menores. Isso desobstrui o trânsito daquela carga elétrica que ainda resta, fazendo uma pilha gasta voltar a funcionar mais um pouquinho, nada além disso.

Vi aqui!
Gislaine Lima
congelador, pilhas, recarregar pilhas, verdade
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016