Consumir sem gastar. Tem como? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Consumir sem gastar. Tem como?
set
14
2010
Textos / Por: Coruja ás 18:43

Cês tão bem, corujas?

Imagine que você tenha um cofre pequeno cheio de dinheiro. Imaginou? Tá. Agora você está feliz da vida porque esse cofrinho está cheio, e pega o dinheiro do cofre e começa a gastar. Compra uma roupa hoje, um celular amanhã, CD’s, DVD’s. Tá imaginando? OK. Num dia você percebe que já gastou a metade desse dinheiro, mas nem liga, ainda tem bastante,e continua comprando, indo no cinema, no Mc Donalds, no shopping. Aí um dia você está na rua e vê aquela blusa que você tanto queria. “PQP, vou pegar dinheiro no cofrinho e comprar ela hoje mesmo“, você pensa. Corre até o cofrinho, mas ele está vazio. Vira de cabeça pra baixo, vai que tem alguma nota escondida lá, mas nada. Aí você se dá conta: gastou todo o dinheiro do cofrinho e nem percebeu. Só viu quando tinha acabado tudo. Chato isso, né?

Pois bem, “meuzamiguinho” [#PalmirinhaModeOn] assim como aconteceu com o cofrinho acontece com o meio ambiente, vcs sabiam? Os recursos naturais – água, oxigênio, alimento – não são infinitos. Um dia, cedo ou tarde, vai acabar. Alguns estudiosos já fizeram as contas e disseram que em 2050 metade da população do planeta não vai ter água. “Ah, mas ainda demora muito”. Bom, em 2050 eu estarei com 65 anos, serei um véio avô que vai precisar de água pra tomar remédio de pressão e diabetes. E se até lá nao tiver mais água? Outros estudiosos já disseram que o planeta não tem mais condição de repor sozinho tudo o que as pessoas gastam. Ou seja: VAI ACABAR! Como evitar isso? Com uma coisa simples: consciência ambiental.

E o que é isso? É ter a consciência de que eu preciso economizar água, energia elétrica, preciso me envolver com atividades de coleta seletiva do lixo, procurar conhecer novas ideias sobre o assunto e falar sobre isso com outras pessoas. É pensar que dá pra eu consumir os recursos naturais, desde que com a consciência de que se desperdiçar vai acabar, e sempre que possível, tentar repor, seja plantando uma árvore, ou evitando usar o carro pra nao emitir fumaça. É fechar a porra da torneira quando você estiver escovando os dentes, ou tentar diminuir o banho de 1 hora que você toma, usar os dois lados da folha ao imprimir alguma coisa, lembrar que parede não tem medo de escuro e apagar as luzes quando sair de um cômodo. É consumir sem gastar. Isso tudo se chama sustentabilidade.

Parece chato, falar de meio ambiente parece coisa de ambientalista maluco, mas não é. Se cada um de nós tiver a consciência, dá pra fazer diferença. Se começarmos a corrigir o erro que os antigos fizeram, gastando os recursos naturais sem dó nem piedade, no futuro a a gente ainda vai ter água e ar pra respirar.

Bái! @wesleytalaveira

Coruja
gastar, meio ambiente, sustentabilidade, Weslley Talaveira
Coruja
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016