Alternativas para parar de fumar | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Alternativas para parar de fumar
jun
14
2009
Curiosidades, Dicas / Por: Gislaine Lima ás 18:23

Sou filho de pais divorciados e quase toda família por parte de pai fuma, ou já fumou. Meu pai fuma quase 2 maços de cigarro por dia (sim, quase 2), meu avó é um ex fumante e meu tio fuma bastante.

Eu odeio cigarro e tento ficar longe de pessoas que estão fumando, pois me incomoda.

Bem, hoje quando fui na casa do meu pai me deu vontade de postar algumas alternativas para parar de fumar, não sei porque, mas me veio essa ideia na cabeça. 😀

Algumas alternativas que achei no Papo de Homem

1 – O emplastro de nicotina

Tem como objetivo não a substituição do vício pela nicotina, mas tornar os períodos de abstinência mais longos e toleráveis. Age liberando pequenas quantidades de nicotina, o que é de certa forma útil, contrastando com os picos e depressões associadas a outros tipos de medicações, que podem levar a exacerbações dos sintomas de abstinência.

É utilizado diariamente por 3 meses. Costuma ter bons resultados, e normalmente aqueles que falham são os que suspenderam precocemente. Não se trata de uma cura mágica para o vício. Requer força de vontade, e, combinado com esta, é uma ajuda valiosa. Um em cada cinco usuários dedicados consegue se livrar do vício apenas com o emplastro.

2 – Bupropiona

Comercializado com o nome de Zyban, é na verdade um anti-depressivo. É medicação controlada, ou seja, só se consegue comprar com receita apropriada.

Apesar de não ter sido criada para combater o tabagismo, ajuda a controlar os sintomas da abstinência. Possui alguns efeitos colaterais como boca seca e dificuldade para dormir. Tem a vantagem de não conter nicotina, portanto, não vicia.


3 – Chiclete de nicotina

De forma semelhante ao emplastro, o usuário faz uso do chiclete quando sente vontade de fumar, ajudando a reduzir os sintomas de abstinência. Apresenta a vantagem de uma quantidade razoável de chicletes poder ser mascada diariamente (até 24), quando der vontade, mantendo a mente e a boca ocupadas.

É tão efetivo quanto o emplastro, e também utilizado por 3 meses. Novamente é necessária muita força de vontade.

4 – Inalador de nicotina

Trata-se de uma espécie de “cigarro que não precisa ser aceso”, com doses leves de nicotina, e mentol associado. Associa a dosagem controlada de nicotina, à satisfação momentânea do vício (assim como o chiclete), e adicionalmente, há o efeito psicológico em satisfazer o desejo de levar um “cigarro” à boca. Os resultados são semelhantes aos outros métodos que utilizam doses de nicotina.

5 – Outros

– Hipnose: Utiliza-se a hipnose para anular o desejo subconsciente de fumar. Muitos clamam ser o método eficiente, mas carece de provas.

– Acupuntura: Também aconselhada por muitos ex-fumantes como eficaz, mas também carece de prova científica. Como não tem efeitos colaterais, é decisão individual se vale a pena tentar.

Todos os fabricantes de tais produtos, e também os médicos, são unânimes em afirmar que tais métodos devem ser utilizados em conjunto com aconselhamento ou terapia de grupo, para aumentar a efetividade.

Deve-se ter força de vontade para não se sentir desencorajado, e a chance de sucesso aumenta a cada nova tentativa de parar de fumar.

Ps: Post muito bom pra Gi, viciada do caraio. 😛

Gislaine Lima
Como parar de fumar, fumante, pais divorciados, viciado
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016