18.dez
2008
Gislaine Lima - @agitai_

CADÊ O 1 REAL? Essa é pra quebrar a cabeça…

por Gislaine Lima - @agitai_ às 7:30

Eu, Tu e Ele….fomos comer no restaurante e no final a conta deu R$30,00. Fizemos o seguinte: cada um deu dez reais…

Eu: R$10,00
Tu: R$ 10,00
Ele: R$ 10,00

O garçom levou o dinheiro até o caixa e o dono do restaurante disse o seguinte:

- Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver R$5,00 para eles.
E entregou ao garçom cinco notas de R$ 1,00.

O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para ele e deu R$1,00 para cada um de nós.

No final ficou assim:

Eu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Eu gastei R$9,00.
Tu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Tu gastaste R$9,00.
Ele:R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Ele gastou R$9,00.

Logo, se cada um de nós gastou R$ 9,00, o que nós três gastamos juntos foi R$ 27,00. E se o garçom pegou R$2,00 para ele, temos:

Nós: R$27,00
Garçom: R$2,00
TOTAL: R$29,00

Pergunta-se: Onde foi parar o outro R$1,00?

COMENTE!
A resposta mais criativa postarei aqui no blog com os devidos créditos!

Veja outros posts

213 Comentários para “ CADÊ O 1 REAL? Essa é pra quebrar a cabeça… ”

Maicon

31 de dezembro de 2008 ás 18:43hs

Olá,

Eu achu que tipo,

Eu,Tu,Ele deram juntos 30 reais,

o dono do restaurante ficou com 25 Reais, entregando 5 de volta,

o Garçon Pegou 2 Reais

Eu,tu,ele dividiram 3 reais

dessa forma ficou

Dono do restaurante: R$ 25,00
Garçom: R$ 2,00
Eu,Tu,Ele: R$ 3,00
Total: R$ 30,00

Bem foi o que achei, e obvio que está errado, mais pelo menos tentei ^^

Abraços!

      jefferson eduardo

      9 de outubro de 2009 ás 21:43hs

      na verdade vc não pode somar por que se naum nunca vai chegar no resultado preciso vc tem que SUBTRAÍR, POR QUE? simples assim: 25 foi o valor total pago ok?
      9 x 3 = 27 – os dois roubado pelo garçom 25 logicamente o valor realmente pago pelos três caras né. sou foda né. rsrsrs Abraçam…

    karina

    4 de outubro de 2009 ás 17:55hs

    eu axu assim nao tem q multiplicar 9 x 3
    esqce os 27….
    faz assim …..
    o dono do restaurante ficou com 25 reais….
    eu, tu e ele ficamos com 3 reais um pra cada….
    e o garçon ficou com 2 reais….
    entaunm somando 2+3+25 = 30 reais
    bom cada um tem sua opinião…
    essa foi a minha…
    bjO

    15 de outubro de 2009 ás 17:05hs

    Eu, tu e ela pagamos os 30 reais…O dono do restaurante ficou com 25 pq nos devolveu 5…Dos 5 ficou 3,pq o garçom pegou 2…
    Dono=25
    Eu, tu e ele=3
    Garçom=2
    O 1 real o garçom gastou ficando só com 1…

    =]
    Tá errado eu sei…kkk
    masvale a pena tentar..

    Sara

    28 de outubro de 2009 ás 16:45hs

    se o 1 real foi devolvido, ele não é subtraído e sim adicionado :s

    Mart

    9 de dezembro de 2009 ás 2:23hs

    9×3…isso ñ importa, o caso é de 30 foram devolvido 5 do qual 2 são retirados ou seja (30-5)+3=28…sendo assim o 1 real está com nós ou “eu, tu e ele”.

    amandio

    26 de janeiro de 2010 ás 23:49hs

    tá ali no lado direito da

    Douglas L.

    13 de fevereiro de 2010 ás 4:25hs

    boom …
    tentarei explicar a voces =)

    na verdade eles nao gastaram 9 reais cada um…
    veja =)

    os 25 reais que ficou com o dono do garçom…dividido por 3.. (que é pra saber quanto cada um pagou :D .. é igual a 8,3…mais o 1 real de cada … entao cada um gastou ..9,3 reaisl =)
    9,3 de cada um , juntando os 3 fica igual a 27.9 mais os 2 que o garçom embolsou = 29,999…
    nao sinto falta de 1 real nenhum hehehe :D

    25/3 = 8.33333…
    8,33333…+ 1 = 9,3333
    9,333… x 3 = 27,9999
    27,9999… +2 = 29,99999…..

    espero que tenham entendido :/

    larissa

    1 de maio de 2010 ás 10:44hs

    o real ta ali no canto kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3 de maio de 2010 ás 20:58hs

    bom acho q vc ta errado mais eu descobria resposta

    Camilla Rossini

    21 de maio de 2010 ás 22:29hs

    VC ESTÁ QUASE, MAS FALTOU A COLCLUSÃO PARA VC ACERTAR (VEJA A BAIXO):

    (VOCÊ ESCREVEU ISSO):
    Eu achu que tipo,

    Eu,Tu,Ele deram juntos 30 reais,

    o dono do restaurante ficou com 25 Reais, entregando 5 de volta,

    o Garçon Pegou 2 Reais

    Eu,tu,ele dividiram 3 reais

    dessa forma ficou

    Dono do restaurante: R$ 25,00
    Garçom: R$ 2,00
    Eu,Tu,Ele: R$ 3,00
    Total: R$ 30,00

    (EU ESCREVO);

    Ou seja o outro R$1,00 está na CONTA……..RSRSRSRS

      Camilla Rossini

      21 de maio de 2010 ás 22:30hs

      REFERENTE AO PRIMEIRO COMENTÁRIO

      VC ESTÁ QUASE, MAS FALTOU A COLCLUSÃO PARA VC ACERTAR (VEJA A BAIXO):

      (VOCÊ ESCREVEU ISSO):
      Eu achu que tipo,

      Eu,Tu,Ele deram juntos 30 reais,

      o dono do restaurante ficou com 25 Reais, entregando 5 de volta,

      o Garçon Pegou 2 Reais

      Eu,tu,ele dividiram 3 reais

      dessa forma ficou

      Dono do restaurante: R$ 25,00
      Garçom: R$ 2,00
      Eu,Tu,Ele: R$ 3,00
      Total: R$ 30,00

      (EU ESCREVO);

      Ou seja o outro R$1,00 está na CONTA……..RSRSRSRS

    mateus

    27 de agosto de 2010 ás 10:56hs

    hsauhs eu axxxxooo q esse garçom e mais esperto do que a pessoa que fez essa pergunta…

    Felipe

    8 de setembro de 2010 ás 17:51hs

    Na verdade vc está procurando saber quanto foi pago e não quanto cada um gastou. Explico: se cada um recebeu 1 real de troco temos: 9×3=27, porém é nessa parte que existe a confusão, vc subtrai os 2 reais “afanados” pelo garçon ao invés de somar. A resposta é 27-2=25, o gasto no restaurante foi 25 reais. 30 reais pagos menos 5 do troco = 25 reais de gasto.

Pedriin

31 de dezembro de 2008 ás 19:37hs

a questão, é que se soma ao quanto cada um de nós gastou, os dois reais do garçon, e nao oque Lucramos, 3 reais logo
30=GASTO
25=GASTO(com abatimento)
5=ABATIMENTO
2=GASTO (PREJUÍSO)
3=LUCRO
Logo, a soma dos GASTOS foi 25(conta)+2(garçon fdp)= 27 reais.

3 reais sobram,
os qe foram lucrados.
TÀ LOCOOO ^^

Pedriin

1 de janeiro de 2009 ás 15:16hs

Ou simplesmente,o real ficou louco com a crise econômica e fugiu para uma conta quentinha na suíça! =DD

Auau

2 de janeiro de 2009 ás 1:31hs

Aff… Problemas matematéticos do Livro Malba Tahan – O Homem que Calculava… já são bem velhos ein…. dao até sono

bruno

5 de janeiro de 2009 ás 16:54hs

ficou com o dono do bar!

Gilson

6 de janeiro de 2009 ás 0:28hs

Facil ! Caiu da mão do garçom !!

6 de janeiro de 2009 ás 1:50hs

pq u otario q fez issu pois nois = 27 sendo EU TU ELE
intaum é 28 naum 27
bandu d burro fdp
ow vo fuma um falo depois fala q maconha faiz mal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ass.. bob marley

7 de janeiro de 2009 ás 14:26hs

nuss o garçom pegou 2,00 reais ii ñ 1,00 real de kadaah um :P

olivio

7 de janeiro de 2009 ás 20:16hs

Bom Acredito que Esse Um Real Teve Uma Imenssa Preocupação Com A crise Economica E Foi Se Esconder Bem Longe. Hehe eh isso

dayana vilhena

12 de janeiro de 2009 ás 0:43hs

gente a questão e que não diz que o garço ficom com R$2 o garço deu R$2 para o ELE…
PERSONAGENS:
EU,TU e ELE

Kinha

14 de janeiro de 2009 ás 0:15hs

O 1,00 real ta comigO huashuahsa

Dayane

14 de janeiro de 2009 ás 10:18hs

olha os 2 reais do garçom ta incluido nos 27, pq seria a msm coisa se o garçom tivesse devolvido 5 e eles dessem 2 de gorgeta…sendo assim:
eu,tu,ele:25 p/ o restaurante
2 p/ o garçom
3 q foram devolvidos!
tomara q entendam meu raciocinio

Eduardo

14 de janeiro de 2009 ás 21:13hs

O Garçon ficou com R$2,00

Cada um gastou R$9,33

R$9,33 x 3 = R$28,00

O desconto real foi de R$2,00 e

não R$5,00.

Abraços!

15 de janeiro de 2009 ás 0:15hs

essa aí … esse real ta comigo!!!

ana

15 de janeiro de 2009 ás 2:38hs

pq tem que complica,é mais facil se ele deu 30 pila para o cara,o dono fica com td e deu.

15 de janeiro de 2009 ás 16:11hs

Era de chocolate e o garçom comeu >_<

16 de janeiro de 2009 ás 17:35hs

eeiii…fOi um e trinta.!
kkkkkk

o imposto de renda ficou.!

Nerek

17 de janeiro de 2009 ás 21:57hs

eu sei onde…NO CÚ DO BURRO.MUHUHAHAHA

Nerek

17 de janeiro de 2009 ás 22:00hs

falando serio,o garçom é um puta ladrão,que ficou com R$2,00 e colocou R$0,99,xd,acho que a gi nem vai ler mais eu sei oq ela tá estudando,VETERINARIA

Thiago

21 de janeiro de 2009 ás 2:07hs

A ordem dos fatores altera
o resultado
nunca pode-se subtrair e depois somar ;)

Thamara

22 de janeiro de 2009 ás 20:53hs

Tá comigooo, e eu compreeei um picolézinhoo !
kasoaksoako :D

nascimento

23 de janeiro de 2009 ás 14:42hs

Ta enfiado no cu de ques postou essa velha merda,rsrsrsrsrs

facin facin

25 de janeiro de 2009 ás 16:09hs

Dono:R$30,00-R$5,00=R$25,00
Gaçon: +R$ 2,00
Eu, Tu, Ele: R$3,00
R$30,00

Débora

27 de janeiro de 2009 ás 21:14hs

Bom e o seguinte
se o garçom robou 2
por que não roubar mais um???

ou seja na verdade o garçom(FDP)pegou 3 e não 2!!!

pollyana

3 de fevereiro de 2009 ás 1:13hs

disfarçadamente o garçosm roubou xD

Reginaldo

10 de fevereiro de 2009 ás 16:43hs

Quando o dono do bar devolveu os 5 reais, a conta passou a ser 25 reais! mas como o garçom pegou 2 reais, na verdade a conta passou a ser 27 reais, porem, cada um ( Eu, tu e ele ) ganhou 1 real, ou seja, 3 reais, 27 + 3 = 30 ! não sumiu porra nenhuma ! uHASUDHUADSH

wagner

17 de fevereiro de 2009 ás 22:06hs

O um real foi pro imposto de renda!!! =D

selma carvalho

27 de fevereiro de 2009 ás 23:00hs

EU ACHO QUE O DONO DO BAR NÃO DEVERIA TER ACEITO OS TRINTA,E DEVOLVERIA NA HORA OS CINCO PARA OS TRÊS RAPAZES.
PQ DEPOIS COMPLICOU ,A CONTA É INEXATA
CONTA-SE OS 25 QUE O DONO DO BAR RECEBEU MAIS OS 3 QUE CADA UM FICOU E O GARÇON? ESTE QUE FEZ A M TODA
SÓ BEREMIZ AZIZ PARA RESOLVER ESTÁ QUESTÃO

Lucas Roberto

1 de março de 2009 ás 21:28hs

simples a conta deu R$ 30,00 o dono tirou R$5,00
entaum a conta passou a dar R$ 25,00 o garçom pegou R$ 2,00 e nós (eu tu ele) ficamos com R$3,00 no total.

Intaum deu R$ 25,00 + R$ 2,00 + R$ 3,00 = R$ 30,00 conta inicial.

só da ilusão poque o jeito q vc faiz a porra da conta é o segredo da ilusão.

Problema resolvido. XD

broks

4 de março de 2009 ás 21:52hs

o um real era de moeda
?
as vezes caiu uai

Brena

11 de março de 2009 ás 16:13hs

Genteeeee alguem que escreveu aqui acerto a resposta?? :o me fala o nome da pessoa! please! :D

    Philippos

    12 de fevereiro de 2010 ás 8:08hs

    O único que escreveu certo foi o Thiago.
    Mas ele respondeu curto e grosso. Tlvz vc tenha que pensar um pouco para entender.
    Mas basicamente a conta no final deveria dar 25 e nao 30.
    Os 3 reais do ‘nós’ foram descontados inicialmente, porém quando falou-se da parte referente ao garçom, foi adicionado 2 reais em vez de descontá-lo tambem.

13 de março de 2009 ás 18:22hs

aff
axo ridículo quando as pessoas vem com essas coisas tentando me pegar
claro que isso nao acontece
vcs xegam com esse um real sobrando pq vcs somam “lucro” com “prejuizo”
oque esta errado
tentem pensar dessa forma
se vcs 3 recebem o 1 real de volta
quer dizer que no total o dinheiro todo dado ao restaurante foi 9+9+9=27 reais
agora 27-25(da conta)=2 do garçon
deer

Diin.dy

16 de março de 2009 ás 20:36hs

tiipo se tinha 5 reais o garçon pegou 2 sobrou 3 e e o restol foi pra elis nom sobreo nadis
^^

GuTOoO

17 de março de 2009 ás 2:21hs

Como disseraum, eh facil

O gasto total antes de 30 abaixou para 25 + 2 do garçom = 27

Mara

18 de março de 2009 ás 2:26hs

OXIIII “Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver R$5,00 para eles.
E entregou ao garçom cinco notas de R$ 1,00.” o dono deixou a conta por 25 reais…
intaum voltou 1,00 pra cada e o garçom safado pegou 2,00 pra ele, jah que os clientes não sabiam do desconto. affff

Samantha

22 de março de 2009 ás 3:05hs

Eu axoo q o 1 real de fudeu e foi pava nu vu da cina..Bobaiaom

marri

28 de março de 2009 ás 23:38hs

facil 30 eles pagaram 25 ficou com o patrão 2 para o garçom 3 p/ as pessoas:25+2=27 27+3=30

marri

28 de março de 2009 ás 23:40hs

fácil 30 eles pagaram 25 ficou com o dono 2 para o garçom e 3 p/ eles : 25+2=27 27+3=30

renan

17 de abril de 2009 ás 17:05hs

se o garçom pegou 2 reais
a sorte foi totalmente dele…

sling

29 de abril de 2009 ás 23:23hs

o Garção foi assaltado no meio do caminho BALCÃO/MESA dai o cara só conseguiu levar 1 real pq o Garçom escondeu as outras notas de 1 reaL

lany

3 de maio de 2009 ás 18:58hs

acho q ta comigo!
(rsrsrsrsrsrs)(;))

Jorge

6 de maio de 2009 ás 9:25hs

25 não é divisivel por três, logo um deles teve q pagar um real a mais. Mas como o garçon pegou dois reais, a conta ficou certa.

12 de maio de 2009 ás 20:43hs

ah conta tá certa , o garçon ficou com 2 , 3 para os clientes e 25 pro dono !

MAURICIO

18 de maio de 2009 ás 16:37hs

bom acho q eu tu ou ele deu 1 real a mais pois se a conta deu 30 e voltou 5 era pra ter dado 25 c a conta deu 25 e kda um deu dez alguem deu 1 real a mais sendo q voltou apenas 1 real pra kda e dois reais o garçon embolçou então assim sendo ex 10+10+10=30-3DEVOLVIDOS=27-2DO GARÇON=25/3=DARIA ALGO EM TORNO DE 8,33… COMO COMO NO RELATO NÃO C FALA EM NUMEROS QUEBRADOS ALGUEM DEU 1 REAL A MAIS. BOM ACHO Q É ISSO.

Reginá

18 de maio de 2009 ás 16:47hs

Bom,esse 1 real viajou pelo méxico,acabou pegando gripe suína,hoje,o 1 real esta com o nome de Pedro Paulo Gacia de Olivera Ramires dos Santos etc etc e está se recuperando em algum hospital clandestino no sul do México…

singrid mayara

26 de maio de 2009 ás 19:39hs

tipo essa conta deu errado é obvio
dono do restaurante:25,00
eu:1,00
tu:1,00
ele:1,00
garçom:2,00
TOTAL:30,00R$^^
de cara a gente cai mas se pensar melhor vé que a conta ta errada*

isabela

5 de junho de 2009 ás 14:48hs

Isso é obvio, é impossivel fazer uma conta de divisão inversa e achar o mesmo resultado ..
By: Einsten

Ricardo

10 de junho de 2009 ás 22:35hs

Eu,tu e ele no total gastamos 25,00 reais,com mais 2,00 reais que o garçon pegou 27,00 reais mais os três que foram devolvidos a cada um de nós deu um total de 30,00 reais

Guilherme

14 de junho de 2009 ás 0:07hs

Eu,Tu,Ele deram juntos 30 reais,

o dono do restaurante ficou com 25 Reais, entregando 5 de volta,

o Garçon Pegou 2 Reais

Eu,tu,ele dividiram 3 reais

dessa forma ficou

Dono do restaurante: R$ 25,00
Garçom: R$ 2,00
Eu,Tu,Ele: R$ 3,00
Total: R$ 30,00

Deve estar certo

Abraços!

isabela monalisa

15 de junho de 2009 ás 13:51hs

eeu axo qe ficoo p goorjeta!

douglas

19 de junho de 2009 ás 23:55hs

a conta nao bate, por que na realidade o garçon,estava jantando com os outros dois amigos. ao se dirigir para pagar a conta, ele se beneficiou do valor devolvido, por duas vezes , na quantidade que ele retirou (no caso R$2,00) e ao retornar a mesa, devolveu 1 real a cada colega e ficou com mas 1real.
valeu!!!

Raíssa

20 de junho de 2009 ás 19:43hs

Ah, é uma questão de mau-interpretamento da pergunta =D

CONTA:30
EU: 10
TU: 10
ELE: 10

30 – 5 = 25

2 REAIS PRO GARÇOM

1 REAL PRA MIM

1 REAL PRA TU

1 REAL PRA ELE

1 + 1 + 1 = 3

3 + 2 = 25

1 + 1 + 1 + 2 + 25 = 30

;D

Ana

21 de junho de 2009 ás 22:52hs

Putz vcs num sabem, eh obvio q os duendes esconderam neh….

falta de inteligencia

rsrs

Victor

27 de junho de 2009 ás 4:03hs

o cara la em cima falou tudo! o geito que voce fala da conta é que faz a ilusão! ;D

Iasmin

8 de julho de 2009 ás 21:50hs

Os 2 reais do garçon não deveriam ser somados, sim diminuidos.
Daria 25,00 que foi o valor pago.

Pelamordideus’

adriele

28 de julho de 2009 ás 21:25hs

o R$1,00 está do lado da charada em forma de desenho!

Jo@ldy

4 de agosto de 2009 ás 22:09hs

~bom, o coso e que a conta que foi feita primeiramente esta errada, não devemos efetuar esse calculo da seguinte forma:
eu.9.00
tu.9.00
ele.9.00
= 27.00+2.00(garçon)=29.00
o modo certo seria pegar o valor pago 30.00 subtrair asoma do valor do troco com o do pego pelo garçon – 2.00+3.00=5.00, ou seja, o valor total do troco que deveria nos voltar era de 5.00+ototal essato que foi pago 25.00 e = a 30.00
não sumio real nenhun, foi so um mal entendido e uma questão de logica!!!

Mariana e Jennifer

5 de agosto de 2009 ás 4:30hs

Boom, nós achamos que um dos homens não pago ;)
beeijo abraço \õ/

Luciano

6 de agosto de 2009 ás 1:46hs

ta ali no post! 8D

ANNA CAROLINE

6 de agosto de 2009 ás 16:36hs

É SIMPLES…………NÃO SABEMOS QUE O GARÇOM FICOU COM 2 REAIS…..
NA NOSSA TEORIA NÃO SABEMOS QUE O DESCONTO FOI DE 5 REAIS, LOGO, O DESCONTO FOI DE 3 REAIS, JÁ QUE GANHAMOS 1 REAL CADA UMA, SENDO ASSIM GASTAMOS REALMENTE 9 REAIS SOMOANDO O TOTAL DE 27 REAIS AS TRÊS PESSOAS MAIS OS 3 REAIS DE DESCONTO CHEGAMOS AO TOTAL DOS 30 REAIS GASTO NO INÍCIO.
PORTANTO A SOMA SERIA O SEGUINTE:
EU: 9 REAIS
TU: 9 REAIS
ELE: 9 REAIS
DESCONTO: 3 REAIS
SOMA DE TOTAL GASTO COM O DESCONTO: 30 REAIS

eu msm

8 de agosto de 2009 ás 22:22hs

o 1 real ta com nos pq se tem
eu= 09
tu =09
ele=09
garçon=02
nos=01

Hanna

14 de agosto de 2009 ás 18:02hs

eu vejo assim: nós 3 demos R$30,00, se o dono devolveu R$5,00 a conta, no total, deu R$25,00…
esses 25 + 3 (nossos) + 2 (do garçon) = 30. ;D
mas mesmo assim, nem entendi onde tá o 1 real :O

danilo

21 de agosto de 2009 ás 20:36hs

no caso eles pegaram 28 reais!
o dono deu 5 de troco e o garçom pegou 2 pra ele ou seja 28 reais!
como 28 dividido por 3 é 9,33
esse 33 centavos de cada q ta faltando !
ele foi pro alem…rsrs

tamiris

23 de agosto de 2009 ás 0:02hs

o 1 real foi para na caixinha de coloboraçao para o hospital da baleia

Digo

23 de agosto de 2009 ás 23:54hs

Os 2$ que o garçom pegou estão incluidos nos 9$ que cada um deu,
portanto a soma de 27$ + 2$ eh ilusória.
e No fim a conta eh de 27$ e nao de 30$ como dito anteriormente na charada.

Alexandre

24 de agosto de 2009 ás 17:44hs

Ainda ta valendo?!

Na verdade não foi gasto R$ 9 e sim R$ 9,33..

A conta com desconto deu R$ 25..
Entaum:
8,33 para cada… somado a R$ 1 da devolução, temos R$ 9,33

9,33 x 3 = 27,99 + R$ 2 do garçom dá (aproximadamente) R$ 30.

Bernardo :P

24 de agosto de 2009 ás 21:22hs

Comprei 10 clicletes com esse 1 real :P

25 de agosto de 2009 ás 14:02hs

Foi pra conta do Bispo Macedo! óóóbvio!

Eddie

26 de agosto de 2009 ás 1:18hs

O outro 1 real tá no bolso de um de nós três (eu/tu/ele).

Não foram gastos 30 reais, mas sim 27,00.
Ali em cima fala que nós gastamos 27 reais (3×9), mais os 2 reais do garçom, porém os 2 erais do garçom estão incluídos nos 27.
Logo, a conta total do bar (25) mais os 2 reais do garçom gerou 27.
Ele simplesmente devolveu 1 real pra cada pessoa.

25 do bar + 2 do garçom + 3 que o graçom trouxe de troco = 30.

Zito

26 de agosto de 2009 ás 22:37hs

Comprei tudo de bala de maçã!
*.*

maggot

3 de setembro de 2009 ás 13:47hs

o 1 real ta casa do caralho! XD

Renan

3 de setembro de 2009 ás 16:57hs

Eis a solução matemática para o calculo exato
Cada um dos 3 gastou R$8,3333 dividindo os R$25,00
Ai somando esses R$8,3333 com mais R$1,00
Vai dar R$9,3333 que eles receberam de volta
Multiplicando e somando com a gorjeta do garçom da R$30,00 podem fazer ai!
Ja tavam pensando que o Garçom tinha embolsado mais um real neh uahauhauhua!

Renan

3 de setembro de 2009 ás 16:58hs

opa perdão o erro eles não receberam de volta R$9,3333, essa foi a quantia que no final cada um gastou!

Izabela

4 de setembro de 2009 ás 0:02hs

O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para “ele” e deu R$1,00 para cada um de nós.

Eu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Eu gastei R$9,00.
Tu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Tu gastaste R$9,00.
“Ele”:R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Ele gastou R$9,00.

Esta com “ele”, pois como vemos na pergunta o garçom pegou para “ele” dois reais e o “ele” tinha mais um, portanto “ele” ficou com três reais no final.

marcelle

6 de setembro de 2009 ás 18:20hs

pra mim o 1 real que sobrou esta no canto da dela: a imgem da moeda de um real :D
PDJEODJEPJDEPOJ

anjinha

7 de setembro de 2009 ás 18:31hs

na realidade ñ está faltando um reL! O GARÇOM DEU
r$1,00 pra EU
r$1,00 pra TU
r$ 3,00 pra ELE
TOTAL: R$ 5,00!!!!

den

14 de setembro de 2009 ás 10:22hs

O erro está nessa parte aqui;

“…gastamos juntos foi R$ 27,00. E se o garçom pegou R$2,00 para ele, temos:
Nós: R$27,00
Garçom: R$2,00
TOTAL: R$29,00″

Gastamos 27 e o garçon PEGOU (pegar é subtrair, nao somar) 2 pra ele.

27 – 2 = 25

25 eh o dinheiro que foi pro restaurante

no ennunciado ele soma 27 com 2… não faz sentido isso!! Dentro do 27 ja esta incluso o 2 do garcon, nao pode somar denovo!

#Alessandraa

16 de setembro de 2009 ás 18:49hs

Isso é um erro ! o jeito que explicam tá tudo errado !É o seguinte :

O dono do restaurante, devolveu cinco reais , o garçon pegou dois reais e sobrou tres . MAs a conta é assim : 30 reais menos cinco dá 25 . Então a conta total deu 25 . 25 dividido por tres, para saber quanto cada um pagou , é R$8,33.MAis o um real que cada um recebeu do garçon , dá R$9,33. R$9,33 x 3 dá 27,99 , arredondando , 28,00 , mais 2 reais do garçon , R$ 30,00.

e acho que essa é a resposta certa ! =]

Naty

16 de setembro de 2009 ás 20:50hs

o Garçom na verdade pegou 3 e não 2 reais! :)

Fernanda e Elvis- Sorocaba

18 de setembro de 2009 ás 18:59hs

muito simples..
hehe..
Cada um deu 10.00

Fernanda e Elvis- Sorocaba

18 de setembro de 2009 ás 19:08hs

eh simples..hehe.. Cada um deu 10.00 reais
EU,TU,ELE
O dono do restaurante,ficou com 25.00 e deu cinco em notas de 1 real para o garçom..
O garçom deu 2.00 reais para “ELE”
1.00 real para EU
e 1.00 real para TU..
somando… 2 (ELE)`+ 1 (EU) + 1 (TU) + 1 do garcom = 5 + 25 do dono = 30
puts facinho… tem outra ai hehehe

Kaah

30 de setembro de 2009 ás 14:24hs

Não existe um real sobrando
o dinheiro fooi dividido corretamente entre todos =)

Pry

2 de outubro de 2009 ás 22:02hs

Esse problema tá me corroendo por dentro.

3 de outubro de 2009 ás 18:20hs

nhaaa.. isso taah desde dezembro de 2008 e a Gi até hj num deu a resposta ! neem ela deve saber..

izabelle

7 de outubro de 2009 ás 22:50hs

ne verdade o 1 real ta incluido ai e so somar!
25,00 = dono do bar
1,00 = eu
1,00 = tu
1,00 = ele
2,00 = garçon
concui-se 25+1+1+1+2 = 30 ou seja ele sempre estve ai vc q nao viu
minha opinião!

airam

8 de outubro de 2009 ás 20:42hs

deixa de ser burro seus pivetes meupai é professor de mat ele me ensinou
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk otarios

Résley

10 de outubro de 2009 ás 2:20hs

O negocio eh o seguinte. O cara que fez esse calculo ai nao entende de matematica (ou eh o proprio garçom rssss). O garçom pega dois reais pra ele, entao o certo eh descontar dos 27 gastos dos caras tambem. Ele soma o do garçom so pra complicar o bagaço…rssss Nao bate nunca..
O cara deve ter somado os 2 reais do garçom pq ele tem rolo de dinheiro com os caras… rsss Ai pode acontecer varias situacoes…

Priscila

19 de outubro de 2009 ás 12:28hs

O garçon deve ter perdido no meio do caminho
e um garotinhu mto necessitado pegou pra comprar um picolé
kkkkkk[xD]

Fernando

23 de outubro de 2009 ás 9:35hs

Oq tah errado é a forma de raciocínio!! Não se deve Mutiplicar!! O resto se Faz pela Lógica!

ricardo

24 de outubro de 2009 ás 17:38hs

o problema é que na pergunta ele subtrai o que o foi devolvido pra eu tu e ele mas em vez de subtrair o que o garçon pegou ele soma então é obvio que a questão não vai dar certo
Eu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Eu gastei R$9,00.
Tu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Tu gastaste R$9,00.
Ele:R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Ele gastou R$9,00.
meno os os 2 reais que o garçon pegou fica 25 que o foi o que foi pago por eu tu e ele

:D

L.Fujimoto

26 de outubro de 2009 ás 0:47hs

Vou tentar falar do modo mais simples possível.O raciocinio é:Quando se faz a soma do dinheiro recebido 9+9+9=27, está incluido o dinheiro que o garçom pegou e não o dinheiro que foi recebido de volta.É isso que vocês não entendem.Vou fazer uma conta:25(dinheiro pago)+3(dinheiro total devolvido)+2(dinheiro pego pelo garçom)=30 OU 27(total do dinheiro recebido, está incluso dinheiro que o garçom pegou)+ 3(dinheiro total devolvido)=30.
Eu sei que vocês entenderam^^

Mixelly

27 de outubro de 2009 ás 16:10hs

Tá comigo eu era o garçan falei q peguei 2 mais na verdade eu pegue 3 eu sou demais!!!

!ZZ@

28 de outubro de 2009 ás 13:27hs

só se o garçon tivesse tirado um real antes de pagar a conta ao dono do restaurante
ai ele teria entregado 29,00
o dono teria devolvido 5,00
ficando então com 24,00
o garçom retira mais 2,00 dos 5,00
e eu tu e ele ficam com 3,00

R$ 1,00 garçon
R$ 24,00 dono
R$ 2,00 graçon
R$ 3,00 eu, tu e ele
= R$ 30,00

ñ tem maiss pra onde correr minha cabeça ja ta fumaçando!!!

ELMILENE

31 de outubro de 2009 ás 8:24hs

BOM…QUEM CONTA A HISTÓRIA DE SER UM DOS DOIS CLIENTES “EU e TU” O ELE É QUEM SAI GANHANDO. O GARSOM DEU DOS 5 : 1 REAL P/ O “EU”+ 1 REAL P/ O “TU” E PARA “ELE” DEU 3, SENDO TOTAL= R$5,OO + R$25 Q PAGARAM = R$ 30,OO. BEIJINHOS!!! VALEU!

samarah

2 de novembro de 2009 ás 17:20hs

“O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para ele e deu R$1,00 para cada um de nós” esse de nós o garçom também se incluiu , mais o texto não disse ! então o garçom ficou com r$ 3,00!
bjão galera!

Laila

8 de novembro de 2009 ás 0:05hs

oô seus burro.. si o dono deu 5 di volto pro graçom ih o garçom fiko com 2 deu 27 com mais um pra cada um dos 3 deu 30..

RapozazzoTFC

9 de novembro de 2009 ás 5:05hs

O negócio é que todo mundo faz a conta errada,se somamos os 9 de cada amigo dá a impressão de que sobra um misterioso real que ninguém tem.Mas não é por aí,o raciocinio é este:se os 3 gastaram 10 cada um,a conta deu 30.O dono devolve 5,ou seja:30-5=25.O garçom fdp tira dois desses 5 e devolve mais 3,ou seja,ai estão todos os 5 reais devolvidos pelo dono do restaurante! Vou fazer de uma forma mais simples:Conta:30 reais.Cada amigo dá 10 (10×3=30).O dono devolve 5 (30-5=25).O garçom pega desses 5 e tira dois pra sí (25+2=27).Esses 27 reais são os que não estão mais com os três clientes.Somados aos 3 devolvidos pelo garçom,TRINTA!!!! Viram como é fácil!! O negócio é que é uma pegadinha,que fazem provavelmente de propósito pra enrolar a cabeça da gente.Mas este problema é simples,está á quilômetros de ser insolúvel!!!

Rafaela

9 de novembro de 2009 ás 12:42hs

a conta foi de R$30,00, o dono do restaurante deu desconto de R$5,00, ficaram R$2,00 para o garçom e R$3,00 de troco.
Temos assim, nossa despesa: R$25,00 + Garçom R$2,00 = R$27,00.
Nossa despesa (R$27,00) + Troco (R$ 3,00) = total inicial (R$30,00).
Conclusão: Os R$2,00 do Garçom já estão incluidos nos R$27,00 e não faz sentido somar de novo.
Isto é, a soma não é R$27,00 (despesa) + R$2,00 (garçom) = R$29,00 e sim R$27,00 (despesa) + R$3,00 (troco) = R$30,00.

Kelly

19 de novembro de 2009 ás 2:27hs

explicação logica

no caixa

reidie

20 de novembro de 2009 ás 18:24hs

O rafaela,

ninguem falo que era pra soma 27+2

é logico que se formos somar td, os 25, mais os 2 do garçom mais os 3 do troco da 30.
Mas a pegada mesmo é
cada um deus 10
o garçon devolveu 1 real para cada, logo cada um deu 9
certo?
então se cada um deu 9 o total foi 27 (3×9=27)
e o garçon ficou com 2 para ele… então é 27+2=29… a dúvida agora. onde está o 1 real q falta…

Fernanda

22 de novembro de 2009 ás 22:05hs

Pode até estar errado mas eu acho q foi bem assim:
se cada um deu 10 reais ficaram sem nada,
só q ganharam 1 real,
mais dois do garçom,5
e os 25 q ficaram com o dono do bar.
Nós =3,00 ao todo
garçom =2,00
Dono =25,00

amanda

23 de novembro de 2009 ás 17:34hs

hahaha, eu ri. Bem, é o seguinte. São trêsprsonagens (eu, tu, ele).
O eu ficou com 1 real, o tu ficou ficom com 1 real e o ele ficou com dois que o garçon pegou para Ele com mais 1 real que cada um tinha por diretio receber. ou seja, 30 reais :)

Lu Miranda

27 de novembro de 2009 ás 12:24hs

Bom o dinheiro roubado pelo garçon entra nas despesas de EU, TU e ELE, entao.
27,00foi a despesa do resturante + o roubo do garçon ( 25,00 par o dono e 2,00 do garços ladrao)
3,00 o troco devolvido ( 1 para cada)

yesssssssssssssssssssssss

May

28 de novembro de 2009 ás 20:20hs

bem se foi pago 30 e o dono do restaurante devolveu 5
30-5=25
porém o garçom devolveu apenas 3 reais
25+3=28
e o espertinho do garçom ficou com o que sobrou :
28+2=30
xD

    ^^Mayaaah

    28 de novembro de 2009 ás 20:51hs

    simples os 27 sete é o dinheiro que ñ foi devolvido,ou seja, já inclui os 2 reais que o garçom pegou.
    então 27 reais mais os 3 reias que foi devolvido da 30 .

Wla

29 de novembro de 2009 ás 19:13hs

a conta deu na verdade R$ 25,00, dividido por três dá R$ 8,33 com R$ 1,67 de troco para cada mas para arrendondar a conta o garçom deu R$ 1,00 de troco para cada um e embolsou dois reais.(0,67*3=2,00)

Gaby

30 de novembro de 2009 ás 1:27hs

Vcs estão todos errados… o 1 real ficou com o Chuk Norris..
Porque ele é foda… Tão foda que pula de Bungee Jump sem corda…
E a sigla”AC/DC” nada mais eh que =====> Antes de Chuk Norris / Depois de Chuk Norris
kkkkkkk brincadeira…
Eu concordo com a Mayaa… muito lokoo
Bjuss Insoonia Forever *_*

Diego

30 de novembro de 2009 ás 2:02hs

Na verdade não está faltando 1 real. Os três homens deram 10 reais cada, o garçom levou ao gerente que ficou com 25, o garçom ficou com 2. Como cada um recebeu 1 de volta, no total eles gastaram 27 reais. Os 25 que ficou com o gerente e os 2 que está com o garçom.. O que ocorre é que é usado uma lógica para enganar a nossa mente..

    Diego

    30 de novembro de 2009 ás 2:09hs

    Para enganar as pessoas, os 2 reais do garçom é somado duas vezes, vejo só:

    Total de gastos: R$27,00
    Dono: R$25,00
    Garçom: R$2,00

    Total 27 e o garçom pegou mais dois pra ele, 27(que ja é o total 25+2) + 2

pabhlo

6 de dezembro de 2009 ás 11:39hs

ta na bunda de tia mãe fela da puta!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Michael Jackson!!!!!!!!!!!!
omarion!!!!!!!!!!!
ice box!!!!!!!!!!!!!
toch!!!!!!!!!!!!
marquez houston!!!!!!!!!!!!
cicle!!!!!!!!!!!

Luanna Elisa

8 de dezembro de 2009 ás 16:21hs

se ram eu tu ele, não daria 27, daria 28 ¬¬’ bando de burro !

9 de dezembro de 2009 ás 1:39hs

Isso ta me cheirando a coisas que nem Hitller sabia =p

mas sobre o 1 real, é igaul aquela outra história manja?
Aquela do …. E o bambu?

Tendeu?!?!?!

Marco Aurélio

9 de dezembro de 2009 ás 7:57hs

Tenho certeza de que está com o político da mesa ao lado!

Samuel

9 de dezembro de 2009 ás 14:45hs

Assim ó , os 2 reais do garçom ja esta incluindo nos 27 reais e os outro 3 seriam a devolvido a EU TU E ELE

eduardo

10 de dezembro de 2009 ás 9:45hs

se lembra nao? vooce tinha saido de lá eu te pedi vc me deu

tava usando DORGAS, INTORPENCENTIS

PAOLYKA

21 de dezembro de 2009 ás 18:07hs

Nós: R$30,00 (-R$3,00 que foi devolvido)=R$27,00.
E se o garçom pegou R$2,00 para ele, temos:
Nós: R$27,00
Garçom: R$2,00
TOTAL: R$29,00
Pergunta: Onde foi parar o outro R$1,00?
Resposta: Ficou com o dono do restaurante! Pois 30 – 5 = 25! 25 + 1 + 1 + 1 +2= 30!
=D

paty

27 de janeiro de 2010 ás 2:46hs

eu acho q é simples quando dizesm q ELE ,TU ,EU gastamos 9 reais cada um nao sabem q o garçom pegou 2 reais entao o total da conta gasta foi R$ 27 ( incluso o dinheiro roubado pelo garçom ) + 3 reais de descontos = R$ 30,00 nao sobram esse 1 real perdido…

Luis

31 de janeiro de 2010 ás 0:04hs

Olha so, 30,00 né – 5 = 25,00 agora divide 25,00 por 3 = 8.33 + 1 = 9.33 x 3 27.99 + 2 = 29,99 se arredonda dar 30,00.

Lavínia

31 de janeiro de 2010 ás 16:43hs

Não há necessidade de se procurar por R$ 1,O perdido uma vez que:

o dono ficou com R$ 25,OO
os 3 amigos juntos receberam R$ 3,O
e o garçom ficou com R $ 2,O

Fechando em R$ 30,OO

Luis

31 de janeiro de 2010 ás 23:09hs

Mais ai qui ta ele fazem uma conta ali pra te engana.

Broc´

7 de fevereiro de 2010 ás 1:45hs

Tá na cueca do Arruda, ou você acha que ele só pegava nota? Só não me pergunte onde ele inseriu os créditos.

Marília

11 de fevereiro de 2010 ás 3:42hs

nao existe um real faltando
é o texto q confunde a cabeça da gente …
nao falta um real nao

Pedro

12 de fevereiro de 2010 ás 21:21hs

Pensse comigo
eu, tu e ele fomos no restaurante aii a conta deu 30 reais nisso o dono do restaurante devolve 5 reais para nos aii a conta intao ficou 25 reais, se fomos dividir esses 25 reais por 3 vai dar 8,33 reais que cada um pagou, nisso 8,33 x 3 é igual a 24,99(para a maioria dos jovens gafanhotos 1 centavo e praticamente nda) arredondamos para 25 reais, aii volta 5 reais para nossas maos intao o garçom megafilhodaputa rouba 2 reais da gente intao colocamos 1 real a mais nos nossos 8,33 reais intao ficamos com 9,33 reais se fizermos 9,33 x 3 vai dar 27,99(novamente um centavo naum vale nda para alguns jovens gafanhotos) ai novamente arredondamos para 28 reais aii juntamos mais 2 reais q o garçom megafilhodaputa roubou temos 30 reais novamente…

eu axo q estou errado mais eu tentei…..

Jota

13 de fevereiro de 2010 ás 1:12hs

Nos 27 reais que gastamos ja estao os 2 reais do garcom, porque na realidade gastamos 25 reais, mas por CULPA do garcom gastamos 27. entao ta somando os dois reais do garcom 2 vezes. no texto 25 + 2 + 2 = 29

gaiola

13 de fevereiro de 2010 ás 1:52hs

Olha so 10 de cada o proprietario devolve 5 o garçon pega 2 devolve 1 pra cada e a soma da 29 certo ,bom vamos aos calculos 25 dividido por 3=8.3333333333333 certo agora 5 dividido por 3=1,666666666666667 beleza ate ai vc nao intendi nada mais olha so o garçon pegou 2 entao e 3dicvidido por 3 q e igual a 1,agora some 8.33333333333333+1=9.33333333333333×3= 27.99999999999999 q logo simplificando vira 28 q logo juntando com os 2 do garçon e igual a 30.Bom esta resposta e matematica pura mas pense um pouquinho se esta nao e a resposta certa Obrigado ass Gaiola

pirulito

13 de fevereiro de 2010 ás 13:03hs

os 27 q gastamos já inclui os 2 do garçom, são 25 pro dono do bar e 2 pro garçom, ta somando os 2 reais duas vezes ae.

Jonatha

13 de fevereiro de 2010 ás 14:07hs

Antes de tentar responder a pergunta vocês deveriam aprender português! Vai escrever mal assim lá na ….

Gabriela

15 de fevereiro de 2010 ás 1:22hs

Cada pessoa pagou 9 reais, dando o total de 27 reais. Já que a conta ficou em 25 reais, temos que contar mais 2 reais do garçom, totalizando- 27 reais. O erro está em contar 2 vezes os 2 reais do garçom!

    Leandro machado

    20 de fevereiro de 2010 ás 23:52hs

    na verdade voce pd multiplicar por tres q da 27 reais mas voce só pagou isso para o dono do restaurante, então você só deve diminuir o que o garçon pegou que foi 2 reais sendo assim
    CONTA : 27 reais pq foi devolvido 3 reais
    menos 2 q o garçon pegou
    27-2= 25 q ficou para o dono
    Abraço a todos

28 de fevereiro de 2010 ás 20:09hs

O garçom conta como se tivesse pagado ^^ ou seja a conta ficou 27 reais. ok?

Werlaine

16 de março de 2010 ás 18:08hs

tipo…
se o dono do restaurente devouveu 5…
intão kd um num gastou 9 reais naum gastou menos…
pq 5 divido pra 3 da 1,666666… uma disima! mais como a garçom só devouvel 1 pra kd um… a gente q pensou q gastou 9…
na verdade gastamos 8,34 + ou -…
assim q eu penso…!!!

o garçom q roubou a gente… hasuhsuhsuhsushusa

Hudson

18 de março de 2010 ás 17:49hs

Nós não gastamos 10,00 – 1,00. Na verdade nós gastamos o valor cobrado (25 reais) mais 1 que foi devolvido, ou seja, cada um pagou 8,33 + 1,00, totalizando 9,33 para cada. Assim, chegamos a 28 reais pagos por nós mais 2 embolsados pelo garçom. A conta fecha! :)

Garçon safado.

Nana

22 de março de 2010 ás 20:57hs

o 1 real foi parar na tela do insoonia bem do lado da pergunta…LOL

22 de março de 2010 ás 21:20hs

Bom a conta deu 30,00 9,00 x 3 = 27,00 Clientes
Mais o dono cobrou 25,00 – 25,00 – Restaurante
——————- ————–
Troco de 5,00 2,00 Garçon
Mais o garçon ficou com 2,00 –
——————– 25,00 + 3,00 sobrou 3,00 = 28,00 + 2,00
Dividiu entre os três 1,00 pra cada = 30,00

Na minha conta não faltou e nem sobrou R$ 1,00

22 de março de 2010 ás 21:31hs

30,00 – 25,00 = 5,00
5,00 – 2,00 = 3,00
9,00 x 3 = 27,00
27,00 – 25,00 = 2,00
25,00 + 3,00 + 2,00 = 30,00
Por tanto não tem 1 real faltando nessa conta!

LG

25 de março de 2010 ás 18:38hs

o 1 real ta ali no canto do post po ;D

tiago

26 de março de 2010 ás 0:21hs

27 reais ja ta com os 2 do garçom pq ele naum chegou a devolver e os 3 reais é o troco

26 de março de 2010 ás 1:59hs

25+3+2 = 30
devouvel 5 tiro 3 pego 2 entao essa a RESPOSTA

Aline

26 de março de 2010 ás 20:53hs

na verdade os 3 clientes não gastarem 27 e sim 28 reais… pois o dono do restaurante cobrou 25 e mandou o garçom entregar 1 real pra cada (+3), que dá 28 reais… e mais os 2 reais de gorjeta do garçom dá o total de 30 reais… simples assim…

Mateus Santana de Sousa Dourado !

31 de março de 2010 ás 18:30hs

Ficou com o Gleicou . Simples :) Kk’.

Nathalia

3 de abril de 2010 ás 20:22hs

Tô cagando e andando eles que usem a calculadora!

Fernando Neto

9 de abril de 2010 ás 15:42hs

Quando o dono decidiu devolver 5 reais, a conta ficou 25 reais. O garçom pegou 2 reais e
devolveu 1 real para os três, dando 3 reais ao todo.

Agora:
25 reais da conta
+3 que foram devolvidos
2 que o garçom pegou = 30 reais

bruno espertim

14 de abril de 2010 ás 22:10hs

vamos nos focar no dono do restaurante
R$30,00 – Dono do restaurante

R$ 30,00
- R$ 5,00
…………………………………………………..
R$ 25,00 = dono do restaurante;

Conclusão

R$ 25,00 = dono dorestaurante
+R$ 3,00 = nosso
……………………………………………….
R$ 28,00

?

R$ 28,00 = nosso e do dono do restaurante
+R$ 2,00 = garçon pilantra
…………………………………………………
R$ 30 conto

Thaynan

19 de abril de 2010 ás 0:16hs

O dono do restaurante era corrupito e deu desconto de 6 reais para os amigos e nao de 5 reais assim a conta deu 24 reais ele pegou 1 real pra ele e deu 5 para o garçon entreagar o garçon pegou 2 e devolveu 3 sendo assim ficou
24 para o restaurante 1 para o dono do restaurante 2 para o garçon e 1 para cada Eu,tu,ele… hehe simples asism…

Nilziano

19 de abril de 2010 ás 22:34hs

Gasto Lucro
Total da conta R$ 30,00 Eu: R$ 09,00 R$ 1,00
Desconto – R$ 5,00 Tu: R$ 9,00 R$ 1,00
____________________ Ele: R$ 9,00 R$ 1,00
Total R$ 25,00 ______________________________
R$ 27,00 R$ 3,00
Roubo do garçom R$ 02,00
_____________________
Gasto Total R$ 27,00

OS R$ 2,00 entram como gasto, (ele já foi somado) e não deve ser somado para verificar se a operação está correta. O quê deve ser somado são os R$3,00 devolvidos aos clientes, então
gasto total R$ 27,00 + R$ 3,00 de desconto R$30,00, que foi o valor da conta sem o desconto.

Nilziano

19 de abril de 2010 ás 22:39hs

Agora sim:

Gasto Lucro
Total da conta R$ 30,00 Eu: R$ 09,00 R$ 1,00
Desconto – R$ 5,00 Tu: R$ 9,00 R$ 1,00
____________________ Ele: R$ 9,00 R$ 1,00
Total R$ 25,00 __________________________
R$ 27,00 R$ 3,00
Roubo do garçom R$ 02,00
_____________________
Gasto Total R$ 27,00

OS R$ 2,00 entram como gasto, (ele já foi somado) e não deve ser somado para verificar se a operação está correta. O quê deve ser somado são os R$3,00 devolvidos aos clientes, então
gasto total R$ 27,00 + R$ 3,00 de desconto R$30,00, que foi o valor da conta sem o desconto.

Nilziano

19 de abril de 2010 ás 22:59hs

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//*************************************************************************
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

—————————————————————————Gasto——–Lucro——–
Total da conta R$ 30,00 —————————————– Eu:– R$ 09,00—-R$ 1,00——
Desconto– (-) R$ 5,00——————————————-Tu:– R$ 9,00—–R$ 1,00——-
_________________——————————————Ele:– R$ 9,00—-R$ 1,00——-
Total———–R$ 25,00———————————–__________________________
————————————————————————— R$ 27,00—R$ 3,00——
Roubo do garçom R$ 02,00—————————————————————————
_____________________———————————————————————-
Gasto Total—- R$ 27,00—————————————————————————-
——————————————————————————————————–
OS R$ 2,00 entram como gasto, (ele já foi somado) e não deve ser somado para verificar se a operação está correta. O quê deve ser somado são os R$3,00 devolvidos aos clientes, então
gasto total R$ 27,00 + R$ 3,00 de desconto R$30,00, que foi o valor da conta sem o desconto.

25 de abril de 2010 ás 23:07hs

Se tinha três pessoas e o a conta foi de 30 dono devolveu 5 reais não seria então 27 reais e sim 28 e o garçom pegou os 2 restantes.

Rafael

1 de maio de 2010 ás 1:46hs

foi parar ali em cima
kkkkk

CAio

1 de maio de 2010 ás 19:29hs

Isso é Juros
caraio!
AOSDIjAOIDJoaiSJDoiaSDa

Flayzinhâã

1 de maio de 2010 ás 23:35hs

Passo um ladrão e robô esse 1 real … ksksks (sakaneey)

Drielli

3 de maio de 2010 ás 17:11hs

Eu acho assim neh……
Que se a conta deu 25,00
E o garçom pegou 2,00
E sobro 3,00 de troco
entao tah certo quer ver.
25,00 O valor da conta
+2,00 Que o garçom pegou
3,00 O nosso troco
=30,00 Total do valor

Julia

21 de maio de 2010 ás 23:30hs

simples!
o que esta errado é o modo que foi escrito mas…
OBSERVEM:

eu,tu e ele demos 30,00
voltaram 5,00
gastamos 25,00 matematicamente
mas nao recebemos 5,00 e sim 3,00
pois o garçom pegou 2,00.
mas fazendo as contas observamos que:

25 que pagamos a conta
+ 3,00 que recebemos de volta
2,00 que o garçom pegou de troco
_____________________________
Resultado 30,00

Julia

21 de maio de 2010 ás 23:33hs

agora quem acha que nao é do modo que eu disse resolvam uma melhor maneira pois minha professora de matematica que da aula em escolas particulares nao soube responder e eu encontrei a resposta correta sem nem um erro. quem acha errado coloca uma maneira melhor que a minha!!!

rafael

25 de maio de 2010 ás 17:05hs

nossa depois de muito tempo eu descobri interpretando oque estava escrito

Os tres amigos deram 30 reais porem iria dar 25 com o desconto de 5(cinco)reais o garçom devolveu 3 reais para eles e ficou com 2
25 da compra
+
3 devolvidos
+
2 roubados do garçom
=
30

pronto
simples

Samara Monteiro

25 de maio de 2010 ás 17:33hs

Na vdd o real tá no caixa, o valor da conta foi 30 reais menos o desconto de 3 reais que suspostamente foi o que o garçam deu, já que ele ficou com os 2 reais que o gerente deu, então com esse desconto de 3 reias os cliente deviam 27 reias e pagaram 3 * 9 =27 correto.
Agora vamos analisar o desconto do gerente que foi de 5 reais, se esse desconto fosse realmente entregue para os 3 clientes então 2 pagaria 8,35 e 1 pagaria 8,30 (30 – 5 = 8,35 +8,35 + 8,30) ok,
mas apartir do momento que o garçom fica com os 2 reias, vaii valer o desconto do garçom. Concluindo os 3 clientes pagaram 9 reais cada, o garçom ficou com 2 reais e o gerente com 1 real, já que eh o defect do desconto do garçom, isto eh, foram pagos pro gerente 25 reais, sendo 27 dos cliente menos 2 do garçom.

MATEMATICA MUITOS CONHECEM MAIS POUCOS DOMINAM

César

31 de maio de 2010 ás 10:51hs

O garçon pegou 2 reais dos 30 (30-2=28) Como ele devolveu 3 reias, a conta ficou 28
Entao uma pessoa pagou 10 reias, e as outras duas 9 (10+9+9=28) ou dividiram em partes iguais + 2 reias do garçon ladrão = 30 pilas

9 de junho de 2010 ás 0:12hs

eram 30 reais…
o dono pegou 25 e devolveu 5
o garçom pegou 2 reais e devolveu 3 reais
esses 3 reais foram divididos por 3 pessoas
3:3 = 1
n tem que fazer 9 x 3
tem que dividir os 25 reais pra ver qnto cada um pagou, juntar com o 1 real e somar com os 2 reais do garçom:
25 : 3 = 8,3333….
8,3 + 1,0 que o dono devolveu = 9,3 para cada um.
9,3 x 3 = 27,9
27,9 + 2,0 que o garçom pegou = 29,9
n está faltando dinheiro *O*

[X]ulipa

10 de junho de 2010 ás 21:04hs

Muito fácil…! ¬¬

A quantia gasta foi: 25(dono)+2(garçom) = 27
A quantia toda: 25(dono)+2(garçom)+3(eu,tu,ele) = 30

Filipedoido

17 de junho de 2010 ás 17:55hs

Se o dono do restaurante devolveu NOTAS de 1 real o por que esta o desenho de uma moeda
e a respota eh simples com o troco pediria uma cerveja para eu tu e ele tomar e ficava tudo certo chara…

Faby

26 de junho de 2010 ás 13:06hs

genteee… precisa pensar tanto em matemática?!
O um real que sobrou foi pra impostos… Afinal quase tudo nesse país é cobrado imposto….
^^
é acabou a história!!!!
XD

5 de julho de 2010 ás 17:48hs

Pessoal é o seguinte:
25 da conta + 2 do garçom = 27 / 3 = 9 (10 que eles pagaram e 1 de troco),
Da maneira abaixo
9×3=27+2=29 eles estao pagando os 2 reais do garçom duas vezes.

DiinhoM.

6 de julho de 2010 ás 8:54hs

Fácil PAKARÁY! provavelmente no bolso de um Flamenguista! SHUAIUHS
ou então em um buraco negro.

Marcos

9 de julho de 2010 ás 21:32hs

Resumindo:
São 25 reais que se tem no caixa.
5 reias devolvidos.
2 reais que o garçom logrou.
3 reais devolvidos aos clientes.
25+2+3=30

Simples.

Chaves

17 de julho de 2010 ás 11:10hs

30 – 5 = 25! 25 + 1 + 1 + 1 +2= 30!

Acende mais um q eu ja to loko

18 de julho de 2010 ás 23:12hs

tipo assim :
(25x – 5³+3)³/138=1,33,425%25 logo eu ja to com sono tbm com fome e meu BRIOKO JA TA DURO mais a ideia ta ai é so vcs terminarem a conta q vc intendem.. Tanks.

Ps: Vsf nao tem resposta pra esse proparoxitona parabolica da iperbole.

jefersonfernandes

23 de julho de 2010 ás 1:17hs

o outro 1 real ficou no teu bolso cada un deu 9 reais R$25 do restaurante e 2 pro garçon

Gabrielli

4 de agosto de 2010 ás 0:15hs

Nao tem 1 real, o 1 real e apenas para confundir.
Qnd o garço pega os 2 reais para ele, entao a conta nao passa a ser de 25 reais , mais sim de 27 ,e os outros 3 sao devolvidos aos clientes,sendo assim o 1 real e inventado para dificultar a mente dos bobos ne ,pq ai eles enrolao daki,, dali e acaba fazendo 3×9+27+2+ , isso tudo pra confundir a nossa cabeça !

JOSUE

11 de agosto de 2010 ás 12:36hs

ISSO NADA MAIS É Q ILUSIONISMO…
POIS VC NAUN TEM Q FAZER A CONTA EM CIMA DOS 30,00 REAIS… PQ NAUN FOI ISSO Q ELES GASTARM… ESSA CONTA E MUIOT SIMPLES CADA UM EU TU ELE GASTOU 9,00 X 3=27,00… AGORA OND ESTA ESSE DINHEIRO 25,00 COM RESTAURANTE 2,00 COM GARÇOM SIMPLES…. TODO AI EM CIMA TAUM ERRADO ATE O KRA Q VES O COMENTARIO ASDLK´SAPLD´SPADLÁPSDLSA´P BARAÇOS

sidarta

13 de agosto de 2010 ás 2:29hs

eu soh sei ond ele nao ta….
q eh no meu bolso

bi m

19 de agosto de 2010 ás 3:26hs

n precisa de calculo e nem nd , o um real ta no canto ali caramba . POASKPOASK

Daniel

21 de agosto de 2010 ás 23:58hs

eu acho que isso prova que a matematica nao é uma siencia exata

23 de agosto de 2010 ás 20:03hs

Acho eu, que o 1 real, foi simplesmente parar NO CÚ DO GARÇOM, agora venham falar que errei? o garçom é gay mano, ele roubou foi 3 e enfiou 1 no cú dele ushausahhas

Pedro

28 de agosto de 2010 ás 18:17hs

kkkkkkk mto simples

A conta na verdade foi de 25 reais e nao os 30 iniciais
cada um gastou 9 reias
3×9 = 27
25 refeiçao + 2 do garçom 27 ta certo

Tércio

29 de agosto de 2010 ás 2:14hs

O 1 real eu peguei fui na lanhouse acessei o insoonia e postei isso!

Jonas

2 de setembro de 2010 ás 23:53hs

O problema te induz ao erro quando ele fala que cada um pagou 9 reais, multiplicando por 3, da 27, e somando com os dois reais do garçom temos 29.

O erro está na soma do total(9×3) com o do garçom(27+2)…

perceba que se todo mundo pagou 9 reais, vezes 3 pessoas(9×3=27), então pagaram a conta e a gorjeta do garçom, ou seja, pagaram 2 reais pro garçom. 25+2=27

Ou o que deveria ser feito é subtrair do total dado, já que foi pago e não recebido, 27-2=25.

Existem várias formas de visualizar o problema. O enunciado apenas te induziu a pensar errado…

3 de setembro de 2010 ás 22:04hs

o mano carinha aiii em cima acertou e explicou bem e corretamente simplificado o problema

jacaré

7 de setembro de 2010 ás 21:32hs

9 x 3 é o quanto nos pagamos e voltou de troco 3 entao ficaria 27 + 3 = 30 e o garçom nos nem saberiamos q ele ficou com 2 reais kkkkkkkkkk

Deixe um comentário