Gelo instantâneo? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
Gelo instantâneo?
jun
04
2009
Curiosidades, Vídeos / Por: Gislaine Lima ás 13:46

Este experimento tem circulado na internet em vários sites com os nomes  “gelo quente”, “gelo instantâneo” e alguns outros. Mas não se trata de mágica ou da formação instantânea de gelo e sim da recristalização de um sal, o acetato de sódio.

Para realizar este experimento é necessário:

– acetato de sódio
– água
– copo de vidro
– panela
– refrigerador

  1. Aqueça a água até próximo da ebulição e dissolva acetato de sódio até não ser mais possível dissolver o sal e este começar a se depositar no fundo da panela.
  2. Transfira a solução para um copo. Não deixe que o sal não dissolvido que está no fundo da panela caia no copo.
  3. Coloque na geladeira por algumas horas. O ideal é que a solução chegue à temperatura ambiente e isso pode ser feito fora da geladeira também.
  4. Retire da geladeira e faça os testes como mostra o vídeo.

Entenda o que aconteceu

A solução formada pela dissolução do acetato de sódio em água aquecida é supersaturada. Isso quer dizer que, por causa da temperatura elevada da água foi possível se dissolver mais acetato de sódio do que seria em condições de temperatura ambiente, por exemplo.

A recristalização do acetato de sódio acontece quando há a perturbação desta solução supersaturada instável. Isso pode ser conseguido das várias formas mostradas no vídeo e, também, adicionando-se um pequeno cristal do sal à solução supersaturada. Esta perturbação acaba por fornecer um mínimo de energia ao sistema, suficiente para que comece a ocorrer a cristalização do acetato de sódio. Durante a recristalização, o sistema fornece energia ao ambiente em forma de calor, energia esta que foi acumulada durante o processo de dissolução.

Bacana, neh?

Gislaine Lima
acetato de sódio, gelo instantâneo, gelo quente, recristalização de sal
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016