A História da Celulite: Você sabia que antigamente celulite era símbolo de Status? | Blog Insôônia
O melhor jogo online
A História da Celulite: Você sabia que antigamente celulite era símbolo de Status?
nov
30
2009
Leitura da Noite / Por: Gislaine Lima ás 13:18

A celulite, nos tempos atuais, se tornou a inimiga número um de nós mulheres. É difícil resistir às turbulências hormonais e à baixa qualidade do nível de vida, representada pela má alimentação, falta de exercícios, estresse e a “competição selvagem” no mercado de trabalho.

celulite-moderna

Celulite nada mais é que uma alteração que ocorre no tecido subcutâneo em virtude de duas causas principais: deficiência de colágeno e inflamações nas células adiposas. A sua origem é bastante questionada, pois pode ser causada por diversos fatores (herança genética, idade, sexo, desequilíbrio hormonal, alterações na microcirculação, fatores imunológicos, maus hábitos alimentares, vida sedentária, cigarro, estresse e fatores emocionais, gravidez, alguns medicamentos, excesso de sal, aumento da pressão capilar, problema na reabsorção linfática e alterações no tecido conjuntivo) e como não é possível isolar um desses fatores, eles quando somados, contribuem para o surgimento da tão “famosa” celulite.

A face visível da celulite se dá através do efeito “casca de laranja” em várias partes de corpo, principalmente nas pernas e na bunda. Ora, num mundo em que o corpo desnudo é um “salvo-conduto” para o sucesso, possuir celulite é uma maneira de dar com o nariz na porta do glamour e da elegância, principalmente em ambientes de quase nenhuma roupa, ou roupa alguma.

Todavia, nem sempre a celulite foi o terror das mulheres. Há mais de um século atrás chegou a ser considerada um sinal de saúde, status social e apelo sexual. As rugosidades nas zonas erógenas denotavam a vida boa que suas portadoras levavam, que comiam alimentos sofisticados, tomavam excelentes bebidas e não precisavam se submeter a extenuantes trabalhos braçais, pois tinham à sua disposição a criadagem a lhes satisfazer os mínimos desejos.

3872033671_1ba6cbac88_o

William Etty – Kandaules, Rei da Lídia, mostra sua esposa em segredo a Gyges

Criou-se assim durante a era Vitoriana (período de prosperidade e paz, reinado pela Rainha Vitória) e séculos anteriores um vínculo estreito entre a celulite e o status social elevado. Naquele tempo as damas da sociedade se orgulhavam de aparecer nas pinturas ostentando dobrinhas e irregularidades.

3872033689_f9a73698d6_o

Pieter Paul Rubens - As três graças

3872033679_dc7a179266_o

Jacob Jordaens – A esposa do Rei Kandaules

Ter ou não ter celulite, longe de pertencer a uma estética imutável, faz parte de um contexto cultural que mudou ao longo do tempo. Hoje as mulheres tendem a uma progressiva artificialização do corpo feminino, em busca de uma beleza padrão, imposta na maioria das vezes pela mídia.

Infelizmente, a celulite é um distúrbio difícil de se evitar. Então mulherada, preocupem-se mais com a saúde e sejam felizes naturalmente.  Os homens nem se importam se a gente tem celulite mesmo…

Gislaine Lima
celulite, história, status
Gislaine Lima
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

Deixe seu Comentário

Todos os direitos reservados - 2016
Todos os direitos reservados - 2016